17 partidos do PI não prestaram contas na Justiça Eleitoral

Apenas nove partidos políticos piauienses prestaram contas à Justiça Eleitoral das despesas realizadas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma simulação da votação que os piauienses deverão fazer em outubro será realizada pelo Tribunal Eleitoral do Piauí (TRE-PI) no próximo sábado, 21. O objetivo é testar todos os sistemas informatizados, transmissão de dados, infra-estrutura, votação paralela e voto em trânsito. Cada zona eleitoral terá, pelo menos, três seções instaladas.

Nos municípios de Piripiri e Piracuruca, em que os candidatos serão escolhidos através do voto biométrico, a particularidade no ensaio da votação será a necessidade de comparecimento dos eleitores nas cinco seções de cada cidade localizadas fora do Cartório Eleitoral. A simulação, que acontece em todo o país, irá utilizar candidatos fictícios, como desenhos e fotos de animais, e deve envolver mais de duzentas pessoas, sendo duas para cada zona e 15 técnicos do TRE-PI.

O TRE-PI vai gastar R$ 11 milhões com as eleições de outubro no Piauí. O custo para que os mais de 2 milhões de eleitores piauienses votem é um dos mais altos do país devido a dimensão territorial do Estado. Apesar de alto, o número é R$ 130 mil mais barato do que o custo das eleições de 2006.

BALANCETE- Apenas nove partidos políticos piauienses prestaram contas à Justiça Eleitoral das despesas realizadas entre os meses de junho e julho. O prazo para o envio dos dados se encerrou no último dia 15 de agosto. No Estado, das 26 siglas, apenas o PSC, PTB, PMDB, PV, PRB, PSB, PC do B, PRTB e PDT entregaram as informações ao TRE-PI. No ano eleitoral as siglas devem enviar balancetes mensais durante os quatro meses anteriores e os dois meses posteriores ao pleito de outubro.

Entre os meses de junho a dezembro, deverão ser apresentados sete balancetes à Justiça Eleitoral, com as contas escrituradas pelas legendas, com os respectivos saldos e a assinatura do contabilista responsável. Os diretórios nacionais de 16 partidos também não entregaram o balancete de julho ao TSE: PCB, PCO, PMN, PPS, PR,PRP, PSC, PSDB, PSDC, PSL, PTdoB, PTB, PTC, PTN, PRTB e PV. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES