20 deputados de partidos com ministérios votaram contra MP na Câmara

O texto foi aprovado após governo liberar emendas orçamentárias no valor de R$ 1,7 bilhões a parlamentares

Após distribuição de emendas, deputados sancionam MP dos Ministérios | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última terça-feira (30), a Câmara dos Deputados aprovou o texto da medida provisória que reestrutura os ofícios ministeriais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na nova organização, Lula estabelece o número de 37 ministérios, que são chefiados por aliados e por outros parlamentares com um certo nível de distância ideológica governista. O documento foi sancionado com 337 votos a favor e 125 votos contra.

Entre as legendas que constituem a coligação governista (PT, PDT, PSB, PSOL e Rede Sustentabilidade), todos os deputados deram seu voto favorável ao projeto. Enquanto isso, partidos que possuem pastas ministeriais - como MDB, PSD e União Brasil - dispuseram de votos contrários à aprovação do texto-base, somando 20 votos.

Leia Mais

A sigla que mais depositou votos reprovatórios à MP foi o Partido Liberal (PL), legenda essa que hospeda a maior parte de congressistas bolsonaristas.

Demarcação de terras indígenas

Nesta terça, também ocorreu a plenária de votação do marco temporal para a demarcação de terras indígenas, votação essa que promoveu a dissidência da base governista. Isso porque PSB e PDT - partidos inclinados à ideologia de esquerda - dispuseram de votos contraditórios entre seus deputados; ao passo que MDB, PSD e União Brasil somaram 95 votos favoráveis à proposta.

É importante reiterar que a medida estabelece o reconhecimento, como terra indígena, seguindo um parâmetro de temporalidade: só será considerado território de povos originários os espaços ocupados até a promulgação da Constituição Federal de 1988, dentre outros critérios desclassificatórios.

Resistência do Congresso

A medida provisória que reestrutura a atividade ministerial foi marcada por uma série de impasses e alterações quando estava tramitando na Câmara. O relator do texto, Isnaldo Bulhões (MDB-AL), fez as mudanças solicitadas para que o projeto colhesse mais votos favoráveis a sua sanção. Porém, as modificações atingiram, sobretudo, as pastas comandadas por Marina Silva (Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) e por Sonia Guajajara (Ministério dos Povos Indígenas).

Liberação de emendas orçamentárias

Nesta quarta (31), penúltimo dia para se levar a MP à plenária de votação, Lula ainda impulsionou diálogos e acordos para obter mais votos a favor do texto. Essas articulações se desdobraram na liberação de emendas no valor de R$ 1,7 bilhões entre congressistas.

Prosseguimento

Agora, o texto passa a ser analisado pelo Senado até esta quinta-feira (01/06). Caso contrário, a MP perde a validade, e o governo terá que voltar a administrar com a estrutura ministerial da gestão de Jair Bolsonaro (PL), com a quantidade de ministérios reduzida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES