20 milhões de pessoas devem sair da extrema pobreza, diz Wellington Dias

Ministro defendeu ambiente de crescimento econômico e taxa de juros adequados são metas integradas para retirada de pessoas da extrema pobreza.

Ministro quer tirar 8,5 milhões de famílias da pobreza extrema | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou nesta terça-feira, 23, no lançamento do Pacto contra a Fome, em São Paulo, que a taxa de juros e o ambiente de crescimento econômico adequados, aprovação do novo marco regulatório fiscal, a reforma tributária e a política do ganho real para o salário mínimo são metas integradas para a retirada de pessoas da pobreza. O ministro define o Pacto Contra a Fome como uma união de forças para combater a fome e o desperdício de alimentos no País.  

A declaração foi dada durante o lançamento do pacto, um movimento suprapartidário e multissetorial cujo objetivo é erradicar a fome no Brasil até o ano de 2030 e reduzir o desperdício de alimentos no Brasil, e contou com a presença de lideranças do governo, como a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, representantens da academia, empresariado, entidades não governamentais e religiosas, entre outros. 

De acordo com Wellington Dias, ainda este ano, com a implantação do pacto, cerca de 8,5 milhões de famílias, cerca de 20 milhões de pessoas, devem sair da extrema pobreza. A proposta é “engajar toda a sociedade para erradicar a fome de maneira estrutural e permanente e reduzir o desperdício em toda a cadeia de alimentos”. Além disso, pretende que ninguém passe fome no Brasil até 2030 e, para 2040, que todos no país estejam bem alimentadas. 

Conforme os organizadores do Pacto contra a Fome, a atuação será feita por meio da articulação, da inteligência estratégica e do reconhecimento de boas práticas para construir pontes entre a sociedade civil organizada, o setor privado e o governo.  

A ministra Simone Tebet considera que essa parceria entre os setores é crucial para erradicar a miséria e a fome no país. Segundo ela, quando nmais se fala de fome, não há como esquecer o fato de que o Brasil alimenta o mundo e desperdiça quase que oito vezes o necessário para matar a fome. "Então nós temos que garantir uma rede junto com a sociedade civil organizada e o terceiro setor de cultura de conscientização em relação a isso.” 

“Da mão que planta semente até a mão que consome, passando pelo transporte e pela distribuição desses alimentos, nós estamos falando de alimentos desperdiçados, de perdas que seriam suficientes para alimentar oito meses da fome no Brasil”, disse a ministra, enfatizando que a fome é uma questão complexa e de difícil solução.  “O governo federal tem recursos e orçamento para, através da assistência, garantir o Bolsa Família e toda rede de proteção às famílias”, disse.

De acordo com Tebet, o pacto contra a fome envolve algo mais, como aplicação de políticas públicas eficientes para que os R$ 160 bilhões do Bolsa Família possam chegar a quem realmente precisa, tirando do cadastro quem está ganhando de forma irregular, como acontecia no governo passado, portanto, evitar desperdício com o dinheiro público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES