68 Prefeituras estão em atraso com os fornecedores

Já 38 líderes municipais indicaram que não possuem débitos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo feito pela equipe técnica da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que ao menos 69 Prefeituras do Piauí estão com o pagamento dos fornecedores atrasado. O indicativo representa 30,8% do total de gestores do Estado.

Por outro lado, 38 líderes municipais indicaram que não possuem débitos nesta ordem. O questionário não foi respondido por 122 Prefeituras, o que sinaliza que o número de gestores com dificuldades deve ser bem maior.

Além disso, 55 prefeitos indicaram que conseguirão fechar as contas de 2018 em dia, enquanto 40 acreditam que não será possível fechá-las. O apontamento mostra a grave situação financeira enfrentada pelos prefeitos no Brasil. "Os aspectos destacados só reforçam a existência de uma crise financeira generalizada no ente federado menos favorecido no atual modelo de pacto federativo. O aumento das responsabilidades dos Municípios, agregada à alta dependência financeira das transferências de outros entes colocaram as prefeituras em dificuldade financeira no último ano. Esse cenário implica diretamente no pagamento da gratificação natalina aos servidores públicos municipais", indica o estudo.

Segundo a instituição municipalista a crise se acentua nos municípios com o pagamento do décimo terceiro, indicando que é alarmante o crescimento do percentual de Municípios que declararam que atrasarão o pagamento da gratificação natalina. Tanto para o pagamento da parcela única quanto para o pagamento das duas parcelas, os gestores municipais atrasarão em percentuais maiores que nos últimos anos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES