82% dos municípios piauienses fazem parte do semiárido

No Piauí, inclusive Teresina e as cidades litorâneas estão inserida

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a virtual necessidade de políticas públicas de convivência com a estiagem e o abastecimento pleno, o mapa político do semiárido brasileiro explicitado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa), que detalha que no Piauí, há 185 municípios no semiárido, o que representa 82% dos entes piauienses.

Ao todo, 200.301 km2 da área territorial do Estado estão inseridos na região semiárida, abarcando uma população total de 2.805.394 habitantes. Ou seja, a maioria dos piauienses. No Piauí, inclusive Teresina e as cidades litorâneas estão inseridas na delimitação. Nos demais entes federativos o número de cidades abarcadas pela região também é alto, na Bahia chega a 278 e na Paraíba a 147, por exemplo. Com o acréscimo das novas localidades, o mapa do Semiárido atualmente passou a ter 1.262 municípios e uma população total de 27.870.241 habitantes, com densidade demográfica de 25 hab/km².

Diante das necessidades básicas da região, o reconhecimento dos municípios no semiárido auxiliam na adoção de políticas públicas específicas. Tal indicativo foi mensurado recentemente pelo Planalto em artigo de Naidison Baptista e Carlos H. Campos, que citam que "o Semiárido brasileiro começa, aos poucos, a ocupar o lugar que lhe cabe no cenário nacional", indicando que "políticas públicas são implantadas, algumas a favor da maioria do seu povo, outras ainda favorecem alguns poucos".

Assim, sintetizam ainda que "a expressão “Semiárido” indica que se trata de uma região com características que se aproximam da aridez. As razões para isso são várias, especialmente os modos humanos de explorar a terra que a tornaram semiárida, aliados à escassez de chuva e ao limitado sistema de armazenamento de água da chuva".

Neste sentido, as atenções nos últimos anos versam para a necessidade da adoção de ações objetivas que resolvam os problemas da população dessa região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES