93% torce para que Lula faça um 3º mandato bom, diz pesquisa Genial/ Quaest

A Quaest fez entrevistas presenciais domiciliares com 2.005 brasileiros de todo o país entre 3 e 6 de dezembro.

93% torce para que Lula faça um 3º mandato bom, diz pesquisa Genial/ Quaest | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O país saiu dividido das eleições presidenciais, mas um consenso une os brasileiros daqui para frente: a torcida para que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça um bom governo. É o que mostra a pesquisa "O Brasil que queremos", da Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (08). De acordo com o levantamento, 93% dos brasileiros desejam que Lula se saia bem em seu terceiro mandato como presidente da República. Uma minoria, de 5%, fará torcida contra. E 1% não soube responder. 

A Quaest fez entrevistas presenciais domiciliares com 2.005 brasileiros de todo o país entre 3 e 6 de dezembro e trouxe um termômetro de como os brasileiros estão enxergando os primeiros passos de Lula após a vitória. A maioria (41%) diz que o petista está se saindo melhor do que o esperado nas preparações do novo governo. Entre os surpresos há até eleitores de Jair Bolsonaro (PL): 14% dos brasileiros que votaram no candidato derrotado à reeleição admitem que Lula está indo bem.

93% torce para que Lula faça um 3º mandato bom, diz pesquisa Genial/ Quaest (Foto: Ricardo Stuckert)Para 24%, o governo de transição de Lula está abaixo das expectativas. Os que acham que não está sendo nem melhor e nem pior do que esperado somam 14%. E 21% não souberam opinar

A Quaest perguntou aos entrevistados sobre a demora de Lula para anunciar o novo ministro da Fazenda, queixa que tem sido frequente principalmente entre quem atua no mercado financeiro. Mais da metade da população vê algum problema no atraso da divulgação do nome: 36% dizem que é um "grande problema" e 16%, um "pequeno". Mas 42% não acham que essa demora seja uma questão.

O nome mais cotado para ocupar o cargo é o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT), que foi ministro da Educação nos governos PT e representou Lula em eventos recentes com empresários.

EXPECTATIVAS PARA O GOVERNO

Embora 93% brasileiros torçam para que Lula faça um bom governo, quase metade (47%) acha que o presidente eleito terá mais conflitos com o Congresso — o que, se concretizar, pressupõe mais dificuldades com a governabilidade.

Antes mesmo de assumir, o petista tem se empenhado para garantir uma base na Câmara e no Senado nos próximos quatro anos. Por isso, decidiu apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara, ex-aliado de Bolsonaro, e abrir conversas com MDB, PSD e União Brasil. Lula se mostra disposto a ceder parte dos ministérios em troca de apoio desses partidos no Congresso.

Para 46% dos entrevistados, Lula terá menos embates com o Supremo Tribunal Federal (STF), instituição que foi atacada por Bolsonaro nos últimos quatro anos. 

A pesquisa Genial/Quaest mostra, ainda, um otimismo dos brasileiros com relação à melhora da imagem do Brasil no exterior. Somam 43% os que têm essa expectativa. Outros 29% acham que a imagem do país vai piorar e 19% dizem que ficará igual. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro estimada em dois pontos percentuais para mais ou para menos.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES