Aborto deve ser decisão da mulher, afirma Ciro Gomes

Aborto deve ser decisão da mulher, afirma Ciro Gomes

Aborto deve ser decisão da mulher, diz Ciro | O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda parte da entrevista, Ciro Gomes defende descriminalizar aborto, mas n?o drogas. Diz que bebe tr?s u?sques para descontrair. Fagner ? cantor preferido. E fala de cinema, m?sica e futebol. Gosta da sele??o de Dunga e escalaria Kak?, Robinho, Ronaldinho Ga?cho e Pato para jogar juntos. "Sou ofensivo."

FOLHA - O sr. ? a favor da legaliza??o do aborto? Em quais hip?teses?

CIRO - O aborto ? um mal. Ponto. Para os religiosos, um pecado. Para uma jovem, uma trag?dia. Criminalizar o drama de uma jovem pobre que engravidou de forma imprudente, incauta, ou porque lhe faltaram contraceptivos, s? produzir? mais aborto, mais viol?ncia. O aborto deve ser uma decis?o da mulher. O Estado n?o tem nada a ver com essa decis?o.

FOLHA - O sr. ? a favor da descriminaliza??o das drogas?

CIRO - J? fui, n?o sou mais. Estudei muito esse assunto. Os EUA adotaram regime de toler?ncia zero. N?o funciona. Pa?ses da Europa, como a Holanda e B?lgica, resolveram descriminalizar. N?o funciona. A droga ? um flagelo para os jovens e ? o caminho para a viol?ncia urbana assustadora que hoje domina o Brasil.

FOLHA - Como combater esse problema?

CIRO - Para enfrentar o cartel, repress?o na propor??o necess?ria. Dou todo apoio ?s iniciativas do governador do Rio de Janeiro, S?rgio Cabral (PMDB), nessa ?rea.

FOLHA - Como tratar o usu?rio?

CIRO - ? um doente. Como tal deve ser tratado. Deve ser cercado de muito carinho, muita compreens?o. Cadeia jamais.

FOLHA - Acredita em Deus? Tem uma religi?o ou santo de devo??o?

CIRO - Admiro a figura de S?o Francisco de Assis. Tenho uma cren?a em Deus. Crescentemente discordo da ritual?stica em que o amor a Deus deve ser materializado. Exemplos: o neopentecostalismo nos EUA, essa id?ia de intromiss?o em nome de Deus no mundanismo da vida social, um garoto acreditar que vai para o para?so se imolando, matando inocentes. Isso ? uma trag?dia.

FOLHA - Um ministro diz que o sr. faz um "cover honesto" do Fagner. Ele ? seu cantor predileto? De quais can?es gosta mais?

CIRO - ? meu irm?o querido. As m?sicas conhe?o todas. J? fiz "back vocal" dele, percuss?o em shows de verdade no interior do Nordeste, j? me sentei ao lado dele horas a fio com ele compondo.

FOLHA - Tem uma can??o preferida?

CIRO - Uma do Gonzaguinha que ele canta. ? a can??o que acho mais comovente de todas, chama-se "Guerreiro menino".

FOLHA - Como ela ??

CIRO - [Cantarolando] Um homem tamb?m chora, menina, morena. Tamb?m deseja colo, palavras amenas. Depois diz assim: "Porque o homem sem o seu trabalho, se morde, se humilha, se mata, n?o d? para ser feliz".

FOLHA - O sr. sente ci?me quando v? uma cena rom?ntica da Patr?cia Pilar numa novela ou filme?

CIRO - J? senti no passado. Hoje, compreendo que aquilo ? pura arte. Ser casado com ela ? mais um privil?gio que Deus me deu. Ela n?o ? s? linda e de uma classe extraordin?ria. ? uma pessoa humana fenomenal. Naquele momento est?pido meu? [na elei??o de 2002] Quem me deu o maior apoio foi ela.

FOLHA - Quais s?o os seus programas de TV favoritos?

CIRO - Assisto quase nada nos canais abertos. Sou siderado no History Channel e no Discovery Civilization [TV a cabo].

FOLHA - Qual foi o ?ltimo livro que leu e qual ? seu predileto?

CIRO - Estou lendo uma biografia do Einstein. Meu livro predileto sempre ? "Cem Anos de Solid?o", do Gabriel Garc?a M?rquez.

FOLHA - Qual foi o ?ltimo filme que viu?

CIRO - Vejo todo dia. Ao cinema, vou com meu filho, com a Patr?cia. Dois, tr?s filmes por semana. Agora, com a Patr?cia, vi um filme franc?s bonitinho, chamado "Melhor amigo.

FOLHA - Filme preferido?

CIRO - "Blade Runner" [de Ridley Scott].

FOLHA - ? um dos meus prediletos.

CIRO - J? tem a ?ltima vers?o. Eu tenho todas.

FOLHA - Quais s?o suas bebidas preferidas?

CIRO - N?o gosto do sabor, mas tr?s u?sques me d?o uma descontra??o para uma grande festa, como essa que fui agora no Rio, no anivers?rio dos 70 anos do Martinho da Vila, a convite dele. Tomo sem gelo, engulo e tom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES