Advogada Amanda Waquim é nomeada pelo Presidente Lula como juíza do TRE/MA

As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25).

Advogada timonense é nomeada juíza eleitoral do TRE/MA. | instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou na última quarta-feira (24),  a advogada Amanda Waquim para assumir o cargo de juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Gilson Ramalho de Lima.

As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25). Amanda Waquim possui uma sólida trajetória na advocacia, com destacada atuação na área eleitoral. Sua nomeação para o TRE/MA fortalece a diversidade e a representatividade de gênero na Justiça Eleitoral, contribuindo para uma maior pluralidade de perspectivas na tomada de decisões.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão é responsável por garantir a lisura e a legalidade dos processos eleitorais no estado. A nomeação de Amanda Waquim reforça a importância de contar com profissionais qualificados e comprometidos com a justiça e a democracia em cargos-chave desse órgão. A nomeação de uma mulher para ocupar o cargo de juíza substituta do TRE/MA também é um reflexo da busca por maior equidade de gênero nos espaços de poder e decisão.

As próximas mudanças no TRE-MA se darão com os encerramentos dos primeiros biênios das juízas Anna Graziella Santana Neiva Costa, no dia 17 de agosto de 2023, e Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos, no dia 9 de novembro de 2023. O Tribunal de Justiça do Maranhão informou que as eleições para preenchimento das vagas serão realizadas na sessão plenária administrativa do TJ-MA a ser realizada no dia 7 de junho do corrente.

Quem é Amanda Waquim?  

Advogada, timonense, Professora, Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP); Pós-graduada em Direito Público pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Direito Público e Eleitoral pela PUC (MG); Conselheira Seccional da OAB/MA. Amanda é filha da ex-prefeita de Timon e ex-deputada estadual Socorro Waquim, e do ex-deputado federal Sétimo Waquim.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES