Aeroporto de THE: Concessionária estuda novas rotas e melhorias

Presidente da CCR, empresa vencedora do leilão, concede entrevista exclusiva e explica os trâmites da PPP no aeroporto da capital.

Aeroporto de Teresina | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No leilão realizado em abril, o grupo CCR (CCRO3) venceu a disputa pelos lotes Sul e Central, em que está incluído o Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina

Uma das maiores empresas de concessão de infraestrutura da América Latina, a presidente da CCR Aeroportos, Cristiane Gomes, disse ao Portal Meio Norte que após o grupo segue as etapas previstas no edital que iniciou com o leilão até a transferência da gestão dos aeroportos.  

"Uma das etapas previstas neste processo é a assinatura do contrato. A partir da assinatura, a CCR começa uma fase de transição, quando irá acompanhar a gestão da Infraero. Nesta fase já há uma série de trabalhos iniciais que serão colocados em andamento pela concessionária. A partir desse momento, os passageiros poderão ter uma percepção das mudanças, assim como já ocorreu no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), e nos terminais administrados pela CCR no exterior", explica a presidente, enfatizando que há um processo legal com diversas etapas e ações precedentes a serem cumpridas pela gestão dos aeroportos para o Grupo CCR, o que deve ocorrer ao longo deste ano. "Após esse período de transição, a CCR estará administrando diretamente os aeroportos e terá essas informações com mais clareza", diz.

Presidente da CCR Aeroporto, Cristiane Gomes diz que grupo cumpre rito legal (Foto: Clovis Ferreira / Digna Imagem)

Segundo a presidente, é possível dizer que as grandes obras que serão realizadas nos aeroportos dos dois Blocos arrematados pela CCR estão previstas nos editais e serão integralmente realizadas pelo Grupo CCR. Mas há melhorias e inovações nos serviços que podem ser feitas por decisão das concessionárias nos aeroportos e que trarão mais conforto e fluidez para os passageiros. Mas ainda não é possível definir esse cronograma.

A meta da empresa concessionária é expandir a vocação original de cada terminal, seja ampliando a oferta de serviços à disposição dos passageiros ou aprimorando a sinergia com os outros modais de transporte. 

"Mas além de aprimorar a vocação original, por que não discutir a ampliação dessa vocação? Mas esse é um trabalho que deverá ser feito juntamente com os entes locais e dirigentes do entorno, após estarmos efetivamente à frente da operação", diz Cristiane.

Cristiane Gomes informa que o Grupo CCR iniciou os estudos para participação no leilão há dois anos. Por mais de uma vez, a equipe de trabalho esteve em cada um dos aeroportos. Os estudos feitos foram reavaliamos a partir dos efeitos da pandemia, quando houve uma revisão do edital pela ANAC.

Com este trabalho, o grupo dispõe de  bastante conhecimento da matriz de risco de todos os projetos, é ciente dos desafios e oportunidades de cada um dos aeroportos e também da vocação e característica de cada região onde está o aeroporto.

"Entendemos que Teresina, por ser a principal cidade do Piauí, com o maior PIB da região, vem crescendo e desenvolvendo muito fortemente nos setores secundários, com mineração e indústria de bebidas e alimentos, assim como no setor terciário com vestuário, calçados e turismo. Acreditamos que nossos incrementos no desenvolvimento do aeroporto possam surtir efeitos de curto prazo para a contribuição da geração de economia da região, principalmente nesses setores que citamos", informa.

Aeroporto de Teresina vai ganhar melhorias e pode ter novas rotas (Foto: Raissa Morais/MN)

Segundo Cristiane Gomes, com certeza, o grupo trará melhorias e aprimoramentos a todos os terminais, melhorando o patamar de serviços, com a excelência que já existe em outros aeroportos do Grupo, além de gerar empregos e renda, pois os aeroportos são importantes indutores de desenvolvimento de negócios nas regiões onde estão inseridos. 

Diálogos para novas rotas 

Por conta da administração do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e dos aeroportos internacionais no Equador, Costa Rica e Curacao, a presidente Cristiane Gomes diz que o Grupo CCR tem excelente relação com as companhias aéreas e já há conversas, embora iniciais, para o desenvolvimento de novas rotas e voos, uma melhor jornada e experiências de viagem para os passageiros deverão ser contemplados.

"Olharemos sempre as cidades e os destinos como oportunidades de fortalecimento e também de ampliação das vocações originais. O Grupo CCR irá sempre buscar o desenvolvimento, a geração de empregos e de renda para as regiões de influência dos aeroportos"", relata, informando que ainda não é possível falar sobre novas rotas, mas isso será cuidadosamente observado nas rodadas de decisão sobre o potencial de movimentação e as demandas dos passageiros da região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES