Além de moeda comum: veja as 10 propostas de Lula em fórum com presidentes

Presidente discursou na abertura do evento, nesta manhã, e reforçou necessidade de integração para desenvolvimento da região.

veja as 10 propostas de Lula em fórum com presidentes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (30), durante a reunião da cúpula dos países da América do Sul em Brasília, o presidente Lula apresentou 10 temas para discussão entre os presidentes e representantes participantes. Dentre os temas propostos por Lula para discussão na reunião, incluem-se medidas para fortalecer a integração energética na região, acordos comerciais e aprimoramento da mobilidade de estudantes e pesquisadores.

Além disso, o presidente Lula reforçou seu desejo de estabelecer uma moeda local para as transações comerciais na América do Sul, substituindo o uso do dólar. Antes de apresentar as medidas, o presidente deixou claro que eram apenas sugestões e que os temas ainda seriam discutidos ao longo do dia pelos líderes sul-americanos presentes na reunião.

Sobre a "Moeda comum", o presidente Lula propôs a criação de uma "unidade de referência comum para o comércio, reduzindo a dependência de moedas extrarregionais" e mecanismos de compensação mais eficientes. Na economia, a proposta foi colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social, mobilizando os bancos de desenvolvimento como a CAF, o Fonplata, o Banco do Sul e o BNDES.

Sobre sistema de regulação, o presidente brasileiro sugeriu implementar iniciativas de convergência regulatória, facilitando trâmites e desburocratizando procedimentos de exportação e importação de bens. Já sobre a atualização da cooperação, propôs ampliar os mecanismos de cooperação de última geração, que envolva serviços, investimentos, comércio eletrônico e política de concorrência. Confira os demais pontos:

  • Infraestrutura: atualizar a carteira de projetos do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN), reforçando a multimodalidade e priorizando os de alto impacto para a integração física e digital, especialmente nas regiões de fronteira;
  • Meio ambiente: desenvolver ações coordenadas para o enfrentamento da mudança do clima;
  • Saúde: reativar o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, que nos permitirá adotar medidas para ampliar a cobertura vacinal, fortalecer nosso complexo industrial da saúde e expandir o atendimento a populações carentes e povos indígenas;
  • Energia: lançar a discussão sobre a constituição de um mercado sul-americano de energia, que assegure o suprimento, a eficiência do uso de nossos recursos, a estabilidade jurídica, preços justos e a sustentabilidade social e ambiental;
  • Educação: criar programa de mobilidade regional para estudantes, pesquisadores e professores no ensino superior, algo que foi tão importante na consolidação da União Europeia; 
  • Defesa: retomar a cooperação na área de defesa com vistas a dotar a região de maior capacidade de formação e treinamento, intercâmbio de experiências e conhecimentos em matéria de indústria militar, de doutrina e políticas de defesa.

Durante a abertura do evento no Palácio do Itamaraty nesta manhã, o presidente Lula fez um discurso no qual sugeriu a criação de um grupo composto por representantes pessoais de cada presidente, com o objetivo de aprofundar o debate sobre as questões discutidas. A proposta é que, com base nas decisões tomadas durante a reunião desta terça-feira, o grupo tenha um prazo de 120 dias para apresentar propostas de integração para a América do Sul.

Durante seu discurso, o presidente Lula enfatizou o desejo de promover a aproximação entre os países da região, visando ao fortalecimento coletivo. "Enquanto estivermos divididos, não conseguiremos transformar a América do Sul em um continente plenamente desenvolvido, explorando todo o seu potencial. A integração deve ser um objetivo constante para todos nós. Precisamos estabelecer bases sólidas para as próximas gerações", afirmou o presidente.

 Estiveram presentes no encontro os seguintes presidentes: 

  •  Alberto Fernández, da Argentina;
  • Luís Arce, da Bolívia;

  • Gabriel Boric, do Chile;
  • Gustavo Petro, da Colômbia;
  • Guillermo Lasso, do Equador;
  • Irfaan Ali, da Guiana;
  • Mário Abdo Benítez, do Paraguai;
  • Chan Santokhi, do Suriname;
  • Luís Lacalle Pou, do Uruguai; e
  • Nicolás Maduro, da Venezuela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES