Alepi: após intenso debate, Comissões aprovam mensagens de empréstimo

Na votação, as mensagens do governador referentes aos empréstimos venceram por 5 votos a 2 na CCJ e na CFCFT

Alepi: após intenso debate, Comissões aprovam mensagens de empréstimo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ); Infraestrutura e Política Econômica(CIPE) ; e Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFCFT) analisou 12 pautas nesta terça-feira (10). Entre elas, 5 foram mensagens enviadas pelo governador Wellington Dias. Três dos projetos encaminhados pelo poder Executivo estavam em regime de urgência que foi aprovado na sessão plenária do dia 5 de agosto.

As mensagens tratam de mudanças no Conselho Estadual dos Direitos da Juventude (CDEJUV) e de empréstimos junto aos bancos Itaú e Regional de Brasília (BRB). Estes dois últimos geraram fortes discussões nas comissões e pedido de vista por parte dos deputados Marden Meneses (PSDB) e Teresa Britto (PV) que tiveram 30 minutos para apresentar emendas e analisar o relatório elaborado pelo deputado João Madison (MDB).

Um dos principais pontos de debate foi a ausência do relator que encaminhou o seu relatório por escrito. Marden Meneses (PSDB) contestou a legalidade da votação diante da circunstância e da possibilidade de judicialização das mensagens do governador. João de Deus (PT) questionou a posição do deputado oposicionista alegando que o líder do governo poderia tirar todas as dúvidas necessárias na ausência do relator.

Na votação, as mensagens do governador referentes aos empréstimos venceram por 5 votos a 2 - Foto: Reprodução

O tempo de 30 minutos foi outro assunto fortemente debatido. A deputada Teresa Britto (PV) disse que o tempo era muito curto para uma análise completa. Henrique Pires (MDB) confirmou a opinião da deputada, mas relatou que as comissões apenas seguiram o regimento e que este deve ser revisado para que haja maior espaço para os deputados que fazem pedidos de vista.

A reunião chegou a ser suspensa por 30 minutos a pedido de Marden Meneses e confirmada pelos deputados presentes. Nerinho (PTB) e João de Deus se mostraram contrários por acreditarem que o regimento estava sendo violado. Francisco Limma (PT) foi favorável à suspensão, mas disse que o posicionamento da oposição não se confirmava porque as mensagens estavam na Alepi desde a última quinta-feira. 

No retorno após a pausa aprovada pelos membros das comissões, os deputados Teresa Britto, Marden Meneses e B. Sá (Progressistas) apresentaram parecer negativo às mensagens que tratavam dos empréstimos. Eles alegaram inconstitucionalidade e falta de transparência por parte do poder Executivo e também que o projeto era muito curto diante de sua importância, mas tiveram seu relatório negado pela maioria dos membros das comissões.

Franzé Silva (PT) e Paulo Martins (PT) fizeram a defesa dos empréstimos alegando a importância dos investimentos. O primeiro contestou os parlamentares da oposição dizendo que alguns dados solicitados são abertos pela Secretaria do Tesouro Nacional e que faltou maior pesquisa nas críticas apresentadas.

Na votação, as mensagens do governador referentes aos empréstimos venceram por 5 votos a 2 na CCJ e na CFCFT. Na primeira, foram favoráveis os deputados Gessivaldo Isaías (Republicanos), Francisco Limma, Ziza Carvalho (PT), Nerinho e Henrique Pires e contrários B. Sá e Teresa Britto. Na segunda, Henrique Pires, Oliveira Neto (Cidadania), Cícero Magalhães (PT), Franzé Silva e Francisco Costa (PT) votaram a favor e Marden Meneses e B. Sá votaram contra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES