Alepi estuda mensagens sobre contribuição militares e licenças ambientais

Mensagem nº 19 institui o Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Piauí - SEUC-PI.

Deputados recebem mensagens do Governo | Thiago Amaral / Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas mensagens enviadas pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) que tratam sobre alterações de leis foram lidas na sessão plenária desta quinta-feira (9). As matérias seguirão para as Comissões Técnicas da Casa.

A Mensagem nº 18 altera a Lei Complementar nº 41, de 2004. O texto da matéria justifica a alteração explicando que a partir da edição da Lei federal nº 13.954, de 16 de dezembro de 2019, a contribuição previdenciária dos militares dos estados, ativos ou inativos, e de seus pensionistas, passou a ser regida na forma do art. 24-C do Decreto-Lei nº 667, de 2 de julho de 1969. Segundo a referida norma, a contribuição teria como base de cálculo a "totalidade da remuneração", "com alíquota igual à aplicável às Forças Armadas”. 

Alepi analisa mensagens do Governo (Thiago Amaral)

“Nesse contexto, mesmo o Estado do Piauí possuindo legislação específica sobre o tema - a Lei Complementar nº 41, de 14 de julho de 2004, teve de adequar o custeio da previdência dos militares à norma geral fixada pela União, de acordo com o art. 24, § 4º, da Constituição de 1988. Porém, o Supremo Tribunal Federal, ao apreciar o Recurso Extraordinário nº 1.338.750, com repercussão geral (Tema nº 1177), fixou a tese adiante: ‘a competência privativa da União para a edição de normas gerais sobre atividades e pensões das policias militares e dos corpos de bombeiros militares (artigo 22, XXI, da Constituição, na redação da Emenda Constitucional 103/2019) não exclui a competência legislativa dos Estados para a fixação das alíquotas da contribuição previdenciária incidente sobre os proventos de seus próprios militares inativos e pensionistas, tendo a Lei Federal 13.954/2019, no ponto, incorrido em inconstitucionalidade’", explica o texto.

Já a Mensagem nº 19 apresenta o Projeto de Lei que altera o caput do art. 81 da Lei nº 7.044, de 9 de outubro de 2017, que institui o Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Piauí - SEUC-PI, bem como acresce o §5º à redação do referido artigo.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES