Assembleia terá que apresentar dados financeiros ao TCE

Execução orçamentária e financeira da Alepi relativa aos gastos com pagamento de pessoal até o final deste ano deverá ser explicada ao TCE

Deputados terão que abrir contas para o TCE | Moisés Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A execução orçamentária e financeira da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) relativa aos gastos com pagamento de pessoal até o final deste ano deverá ser explicada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

A solicitação foi feita pela DFAE - Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual, com recomendação do Ministério Público de Contas, e aprovada por unanimidade pelo plenário da Corte.

Segundo os auditores do Tribunal, nos últimos anos, a Assembleia Legislativa realizou o empenho e o pagamento da folha de dezembro somente no mês de janeiro do ano seguinte, o que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Pela lei, o gestor só pode deixar despesas para o ano subsequente quando houver recursos em caixa, bem como a previsão orçamentária correspondente.

A decisão adotada ontem em plenário pelos Conselheiros foi para assegurar que o dinheiro, assim como o orçamento, para o pagamento das folhas de dezembro e gratificação natalina estão garantidos pela Assembleia.

IPMT - O Tribunal de Contas do Estado também aprovou, por unanimidade, a realização de auditoria nas contas do IPMT - Instituto de Previdência do Município de Teresina, em função das denúncias de saques no valor de até R$ 6 milhões para pagamento da folha de pessoal da Prefeitura.

O TCE já solicitou os extratos bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil para municiar os auditores que irão realizar a fiscalização no Instituto. A transferência de recursos da conta previdenciária para outros fins é considerada irregular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES