Alepi vai eleger jovens deputados para projeto Parlamento do Futuro

O projeto é voltado a jovens de 16 a 21 anos matriculados nas escolas públicas estaduais de todo o Piauí.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), apresentou, nessa quinta-feira (23), ao secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o projeto Parlamento do Futuro, que tem como objetivo principal promover a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades desenvolvidas junto ao Poder Legislativo Estadual.

De acordo com Franzé Silva, por meio do Parlamento do Futuro, serão eleitos 30 jovens parlamentares mais suplentes – dentro de processo eleitoral que envolverá todas as Gerências Regionais da Educação do Piauí – para assumirem um mandato parlamentar de três dias na Alepi e, nesse sentido, participarem, ativa e efetivamente, de todas as atividades que englobam o processo político-legislativo.

Alepi vai eleger jovens deputados para projeto Parlamento do Futuro (Foto: Reprodução/Jarbas Santana)Eleger Mesa Diretora e Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); apresentar, discutir e votar Projetos de Leis que serão, de fato, apresentados ao Poder Executivo para apreciação e possível sanção; realizar sessões plenárias, nos moldes estabelecidos pelo Regimento Interno da Alepi são algumas das ações às quais os jovens parlamentares terão acesso e desenvolverão.

“Esses jovens participarão de todo o processo eletivo-democrático, sendo eleitos. Eles serão parlamentares de fato. O Parlamento do Futuro, através da educação, envolverá as escolas e a comunidade, o bairro, as cidades, de modo que todos participem do debate social, ajudando, inclusive, a desmistificar a política e combater a antidemocracia”, pontua Franzé.

A previsão estipulada para execução do projeto é no período de recesso parlamentar no meio do ano, por volta do mês de julho. O secretário Washington Bandeira observa que “essa é uma iniciativa completa, do ponto de vista educacional, promovendo, ainda, o respeito à democracia, a experiência ética e política, estimulado o surgimento de novas ideias”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES