Alexandre de Moraes converte prisão de Roberto Jefferson para preventiva

Ex-deputado foi preso no último domingo (23), após disparar tiros de fuzil contra policiais federais e atirar granada nos agentes.

Alexandre de Moraes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

PAULO TOLEDO PIZA E PAULO ROBERTO NETTO

BRASÍLIA, DF (UOL-FOLHAPRESS) - O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, converteu a prisão em flagrante do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) em preventiva por atirar contra agentes da PF (Polícia Federal).

Alexandre de Moraes converte prisão de Roberto Jefferson para preventiva Foto: Agência Brasil 

Leia Mais

Em decisão, o magistrado apontou que o ex-deputado confessou ter disparado 50 tiros de fuzil e que ele tinha um "verdadeiro arsenal militar" em casa.

Roberto Jefferson foi preso no domingo (23), dias depois de chamar a ministra Cármen Lúcia de "bruxa" e compará-la a prostitutas. Ao resistir à prisão, além dos tiros de fuzil, arremessou três granadas na direção dos agentes que foram cumprir a decisão.

"O preso se utilizou de armamento de alto calibre (fuzil 556), para disparar uma rajada de mais de 50 (cinquenta) tiros, além de lançar 3 (três) granadas contra a equipe da Polícia Federal", apontou Moraes. " O cenário se revela ainda mais grave pois, conforme constou do auto de apreensão, foram apreendidos mais de 7 (sete) mil cartuchos de munição (compatíveis com fuzis e pistolas)".

Segundo Moraes, o material apreendido na casa de Jefferson e sua conduta ao resistir à prisão demonstram que o caso é "gravíssimo".

"Há severos indícios de que, em período em que cumpriu prisão preventiva e prisão domiciliar por ordem desta Suprema Corte, o preso ocultou as armas que possuía e, posteriormente, montou o arsenal bélico amplamente descrito pela Polícia Federal e reconhecido pelo próprio preso, a revelar o risco à ordem pública em caso de soltura e a absoluta impropriedade de medidas cautelares", disse.

"A prisão preventiva se trata, portanto, da única medida razoável, adequada e proporcional para garantia da ordem pública com a cessação da prática criminosa reiterada", disse Moraes.

Tentativas de homicídio

A PF afirmou em relatório que o ex-deputado assumiu o risco de matar os policiais, e Jefferson foi indiciado por quatro tentativas de homicídio.

Em audiência de custódia, o ex-deputado confessou os disparos, negando que tenha intenção de atingir os policiais. Jefferson também manteve ofensas a ministros do Supremo.

Fui muito procurado. Como mostrou o UOL, o calibre de fuzil usado por Jefferson para atirar contra os policiais teve um "boom" de registros na PF desde o início do governo Jair Bolsonaro (PL).

Dados reunidos desde 2012 pela PF e obtidos via LAI (Lei de Acesso à Informação) apontam que, em três anos e nove meses de governo, foram 7.651 novos fuzis calibre 5.56 mm no país.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES