Alexandre de Moraes decide manter prisão preventiva de Roberto Jefferson

O político foi preso em outubro do ano passado por efetuar disparos contra policiais federais

Roberto Jefferson | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou favorável à manutenção da prisão preventiva do ex-deputado Roberto Jefferson. O político foi preso em outubro do ano passado por efetuar disparos contra policiais federais que realizavam mandados de busca e apreensão em sua residência no interior do Rio de Janeiro. A decisão de prendê-lo foi tomada pelo próprio Moraes, que é o relator do caso.

A defesa de Jefferson entrou com um recurso pedindo a revogação da prisão preventiva e sua substituição por medidas cautelares, como a prisão domiciliar. Entretanto, Moraes citou ocasiões anteriores em que o ex-deputado descumpriu medidas impostas pela Justiça, como dar entrevistas e publicar nas redes sociais desinformações sobre o STF, e votou contra o pedido de revogação da prisão preventiva.

A defesa argumentou que o STF não tem competência para analisar o caso do ex-deputado e que ele tem um quadro de saúde frágil, o que o coloca em risco dentro do presídio. Mas, segundo Moraes, o político representa um risco para a sociedade se posto em liberdade e a unidade prisional em que está detido possui plena capacidade para oferecer o tratamento adequado ao preso.

“Ao descumprir reiteradamente as medidas cautelares a ele impostas pelo Supremo Tribunal Federal, ao se recusar a se sujeitar à ordem de prisão imposta pelo Supremo Tribunal Federal, fazendo uso de violência gravíssima, a ponto de colocar em risco a vida de agentes públicos que estavam em serviço, torna-se evidente que a medida extrema da prisão é não só necessária, mas fundamental no presente caso”, disse Moraes, chamando a atenção que o comportamento do indiciado que insiste em desrespeitar as medidas cautelares a ele impostas, revela seu completo desprezo pelo Poder Judiciário.

Roberto Jefferson está cumprindo prisão preventiva em Bangu 8, no Rio de Janeiro, e o julgamento sobre o recurso de sua defesa está sendo realizado no plenário virtual do STF, onde os ministros depositam seus votos no sistema eletrônico da Corte. O julgamento vai até 2 de maio e até o momento, apenas o voto de Moraes foi registrado.

No processo em que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi recebida pelo STF, a Corte tornou o ex-deputado réu por incitação à prática de crime e por tentar impedir ou restringir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício dos Poderes da União e dos estados, além de calúnia e homofobia. O processo foi remetido à Justiça Federal no Distrito Federal.

Além disso, Jefferson também é réu por tentativa de homicídio contra os policiais federais que foram alvos de seus disparos em outubro de 2022. O ex-parlamentar já havia cumprido prisão domiciliar entre janeiro e outubro de 2022, mas após descumprir medidas cautelares impostas, Moraes determinou novamente sua prisão preventiva. Entre as ações que levaram à nova prisão estão a divulgação de notícias falsas sobre as eleições e um vídeo com ofensas à ministra Cármen Lúcia, do STF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES