Alexandre de Moraes manda Roberto Jefferson para prisão domiciliar

Ex-deputado estava preso desde agosto, por suspeitas de ataques às instituições democráticas

Ex-deputado Roberto Jefferson, | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou que o ex-deputado Roberto Jefferson, do PTB, deixe o presídio de Bangu 8 para cumprir prisão domiciliar. Jefferson estava preso desde agosto, por suspeitas de ataques às instituições democráticas. 

A defesa de Jefferson havia pedido a sua saída da prisão sob alegação de que ele apresentava quadro de saúde fragilizado e que necessitava de tratamento médico adequado, sob risco de morte. Na semana passada, Jefferson chegou a ser liberado pelo ministro para realizar exames fora da prisão. Ele havia apresentado sintomas de problemas respiratórios e febre, em quadro semelhante ao da Covid-19, como alegou sua defesa.

Em outubro, diante de outros problemas de saúde, Jefferson chegou a ser internado no Hospital Samaritano da Barra, mas acabou voltando para o presídio. Moraes também já havia determinado o afastamento de Jefferson da presidência do PTB, posto que ocupava antes de ser preso.

Ex-deputado Roberto Jefferson foi preso em agosto do ano passado Foto: Valter Campanato-Agência Brasil 

Na decisão, o ministro citou que o Código de Processo Penal permite a substituição de prisão preventiva pela domiciliar "quando o agente for extremamente debilitado por motivo de doença grave". Relatórios médicos juntados pela defesa apontaram a necessidade de acompanhamento médico "rotineiro", com problemas gastrointestinais e risco de trombose.

Além de determinar sua saída para prisão domiciliar, o ministro do STF impôs medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de receber visitas.

"A defesa de Roberto Jefferson por ora fica satisfeita. Ele terá oportunidade de se tratar de forma adequada, estar junto com seus entes queridos, e é o primeiro passo para o fim da única prisão de um preso político no país", afirmou o advogado Luiz Gustavo, que defende o ex-deputado.


Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES