Presidente municipal do Progressistas, o vereador Aluísio Sampaio concedeu entrevista na quarta-feira, 23 de novembro, no programa Banca de Sapateiro, apresentado por Arimateia Carvalho; na ocasião, o parlamentar encampou a luta em prol da desburocratização na obtenção do aval para construções em Teresina. Aluísio propôs audiências públicas sobre a temática.

"Eu fui secretário de Desenvolvimento Econômico e eu sou na Câmara um dos representantes do setor produtivo, e quando você fala em desenvolvimento, fala na capacidade de atrair empresas, de destravar esse desenvolvimento com empresa e papel".

Aluísio Sampaio quer menos entraves para construir em Teresina (Ravena Lages)Aluísio Sampaio quer menos entraves para construir em Teresina (Ravena Lages)O vereador complementou: "Nós propusemos essas audiências públicas, chamamos todas as Saads, no sentido de juntarmos força, de ouvirmos as entidades, o Sinduscom, CRECI, para buscarmos agilizar a liberação desses documentos".

De acordo com Aluísio Sampaio, a demora para finalizar o processo é inadimissível, prejudicando a cadeia da construção civil, a geração de emprego e renda.

"É inadimissível hoje você chegar numa empresa pública e aquele servidor não ter a sensibilidade da agilidade daquele processo. (...) É a cidade que deixa não só de empregar na cadeia da construção, esse problema não é só dessa gestão, vem de gestões anteriores".

EMPRÉSTIMO - Sampaio ainda comentou sobre o empréstimo de R$ 500 milhões da Prefeitura aprovado pela Câmara de Teresina, frisando que acompanhará a execução das obras viabilizadas através da operação de crédito. "O maior empréstimo até então contraído por Teresina não havia chegado a R$ 500 milhões, que foi do Lagoas do Norte, então nós queremos que a Prefeitura mostre as obras que precisa fazer e a gente pede, houve até o comprometimento com isso, até porque estamos chegandoa metade do mandato, são 18 obras que a Prefeitura apresentou e vamos acompanhar".