Amostragem divulga pesquisa de intenção de voto para governador em 2022

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 19 de junho nas zonas urbana e rural de Teresina com 301 eleitores com 16 anos ou mais.

Amostragem divulga pesquisa de intenção de voto para governador em 2022 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa do Instituto Amostragem  realizada entre os dias 18 e 19 de junho nas zonas urbana e rural de Teresina com 301 eleitores com 16 anos ou mais mensurou a intenção de voto para Governador do Piauí em 2022. No levantamento, o senador Ciro Nogueira (Progressistas), apontado como um possível pré-candidato, soma 30,86% da intenção de votos válidos, ou seja, quando se desconsidera os brancos/nulos. Em segundo lugar no levantamento aparece o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, apontado como possível pré-candidato da base governista, com 20,0% das intenções de votos válidos

Na sequência aparece o ex-deputado e presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, com 18,86% das intenções de votos válidos; seguido pelo ex-senador João Vicente Claudino (PTB) com 16,57% das intenções de votos válidos. 

O atual senador da República e líder do MDB, Marcelo Castro, com 13,71% das intenções de votos válidos. 

Pesquisa de intenção de voto esimulada/votos válidos (Foto: Infográfico JMN)

Quando se considera os brancos/nulos, o cenário na pesquisa estimulada é o seguinte: o senador Ciro Nogueira foi mencionado por 17,94% das intenções de votos; o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, aparece com 11,63% das menções neste recorte. 

Na sequência, o ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) aparece com 10,96% das intenções de votos; seguido por João Vicente Claudino, do PTB, com 9,63% das intenções de votos. 

Pesquisa de intenção de voto estimulada em Teresina para Governador (Foto: Infográfico JMN)

O senador do MDB, Marcelo Castro, é mencionado por 7,97% dos entrevistados pelo Instituto Amostragem. Aqueles que não sabem ou preferiram não opinar somaram 12,96%; os teresineses que apontaram que votariam nulo ou branco chegam a 5,65% e os que apontaram que não votariam em nenhum destes somam 23,26%. 

A pesquisa tem margem de erro de 5,6% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. 

Na espontânea, Wellington Dias lidera

Mesmo sem a possibilidade de reeleição, Dias lidera na espontânea (Foto: Infográfico JMN)

No levantamento espontâneo, ou seja, quando não é apresentado o disco com o nome dos políticos, o governador Wellington Dias (PT), mesmo sem a possibilidade de reeleição lidera com 9,3% das citações; na sequência, aparece o senador Ciro Nogueira (Progressistas), com 3,65% das intenções de voto.

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, do PT, é o terceiro neste recorte, com 3,32% das intenções de votos. A secretária de economia solidária, Gessy Fonseca, foi citada por 1,66% dos teresinenses entrevistados. 

O ex-presidente Lula (PT) foi mencionado por 1% dos entrevistados na pesquisa espontânea de intenção de votos para o Governo do Piauí; também com 1% aparece o ex-senador João Vicente Claudino (PTB). 

Outros políticos citados somam 3,33%; os entrevistados que apontaram que votariam em branco ou nulo somam 6,64% e os que apontaram que não votariam em nenhum chegam a 16,94%. 

Na espontânea 53,16% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar.

Rejeição de voto estimulada para Governador

Pesquisa também mensurou a rejeição de voto estimulada (Foto: Infográfico JMN)

O Instituto Amostragem, liderado por Batista Teles, ainda mensurou a rejeição de voto estimulada  em Teresina para Governador do Estado. 

Neste recorte, o senador Ciro Nogueira foi rejeitado por 37,54% dos entrevistados; na sequência aparece o ex-senador João Vicente Claudino (PTB), rejeitado por 19,6%. 

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles (PT), foi rejeitado por 14,29% dos entrevistados na pesquisa; já o senador Marcelo Castro (MDB) tem rejeição de 11,3%. 

Por sua vez, o ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) não receberia o voto de 7,31% dos teresinenses entrevistados no levantamento. 

Os teresinenses que apontaram que não rejeitam ninguém somam  11,63%; enquanto aqueles que apontaram que votariam em branco ou nulo atingem 4,32%. 

Os entrevistados que não sabem ou preferiram não opinar somam 8,31%.

francyteixeira@meionorte.com 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES