mais

Amostragem: Mais de 91% dos teresinenses têm intenção de se vacinar

A pesquisa aponta que quanto mais jovem, maior a intenção de se vacinar contra a Covid-19. Idosos que ainda não se vacinaram são os mais resistentes à intenção.

Dados da pesquisa Amostragem realizada entre os dias 18 e 19 de junho com 301 eleitores com 16 anos ou mais da zona urbana e rural de Teresina, evidenciam uma forte adesão da população da capital piauiense à campanha de vacinação contra a Covid-19

O levantamento estatístico pontua uma expectativa massiva dos teresinenses em torno da imunização, sendo que 91,14% dos entrevistados que ainda não receberam nem a primeira nem a segunda dose apontaram que possuem a intenção de se vacinar contra a doença provocada pelo coronavírus. Neste recorte, apenas 8,86% dos entrevistados indicaram que não têm a intenção de se vacinar

Pesquisa mostra a forte intenção dos teresinenses de se vacinarem contra a Covid (Foto: Reprodução)Pesquisa mostra a forte intenção dos teresinenses de se vacinarem contra a Covid (Foto: Reprodução)

O triunfo da ciência é constatado também no recorte por sexo, sendo que 90,67% dos homens que ainda não tomaram nenhuma dose de imunizantes contra a Covid-19, apontaram que possuem a intenção de se vacinar e 9,33% sinalizaram que não têm a intenção; e entre as mulheres o índice é ainda mais positivo, tendo em vista que 91,57% responderam que possuem a intenção de tomar a vacina e somente 8,43% indicaram que não possuem a intenção de se vacinarem. 

Idosos são os mais resistentes à vacinação

Os idosos que ainda não tomaram nem a primeira nem a segunda dose, apesar de já terem o acesso por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), são os mais resistentes quanto a vacina. Destes, 66,67% apontaram que não possuem a intenção de se vacinar, enquanto 33,33%  possuem a intenção de tomar o imunizante contra a Covid-19

Nos demais grupos, o interesse pela imunização é majoritário, nos entrevistados que estão na faixa etária entre 45 a 59 anos, 86,21% têm a intenção de se vacinar e 13,79% não possuem a intenção. 

A pesquisa mostra que quanto mais jovens os entrevistados, maior é a intenção, assim, no grupo entre 35 a 44 anos, 93,48% têm a intenção de se vacinar ante 6,52% que não possuem. Já no grupo de 25 a 34 anos, 93,62% têm a intenção de se vacinar e 6,38% não. 

Pesquisa mostra que tanto entre homens quanto entre mulheres a intenção de se vacinar está acima de 90% (Foto: Rovena Rosa)Pesquisa mostra que tanto entre homens quanto entre mulheres a intenção de se vacinar está acima de 90% (Foto: Rovena Rosa)

Por fim, na faixa entre 16 a 24 anos verifica-se a maior intenção em tomar o imunizante contra a Covid-19: 93,94%; neste grupo apenas 6,06% não têm a intenção de se vacinar. 

O presidente do Instituto Amostragem, Batista Teles, avalia que a pesquisa mostra que o teresinense tem apostado na ciência e não é negacionista. "Os idosos com 60 anos ou mais, que ainda não receberam nem a primeira nem a segunda dose são os mais resistentes em tomar a vacina, no mais, o teresinense mostra que não é negacionista, que valoriza, reconhece a importância do imunizante", pontuou. 

 

[email protected]

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail