Amostragem: Mais de 91% dos teresinenses têm intenção de se vacinar

A pesquisa aponta que quanto mais jovem, maior a intenção de se vacinar contra a Covid-19. Idosos que ainda não se vacinaram são os mais resistentes à intenção.

91,14% dos teresinenses têm intenção de se vacinar | Rovena Rosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados da pesquisa Amostragem realizada entre os dias 18 e 19 de junho com 301 eleitores com 16 anos ou mais da zona urbana e rural de Teresina, evidenciam uma forte adesão da população da capital piauiense à campanha de vacinação contra a Covid-19

O levantamento estatístico pontua uma expectativa massiva dos teresinenses em torno da imunização, sendo que 91,14% dos entrevistados que ainda não receberam nem a primeira nem a segunda dose apontaram que possuem a intenção de se vacinar contra a doença provocada pelo coronavírus. Neste recorte, apenas 8,86% dos entrevistados indicaram que não têm a intenção de se vacinar

Pesquisa mostra a forte intenção dos teresinenses de se vacinarem contra a Covid (Foto: Reprodução)

O triunfo da ciência é constatado também no recorte por sexo, sendo que 90,67% dos homens que ainda não tomaram nenhuma dose de imunizantes contra a Covid-19, apontaram que possuem a intenção de se vacinar e 9,33% sinalizaram que não têm a intenção; e entre as mulheres o índice é ainda mais positivo, tendo em vista que 91,57% responderam que possuem a intenção de tomar a vacina e somente 8,43% indicaram que não possuem a intenção de se vacinarem. 

Idosos são os mais resistentes à vacinação

Os idosos que ainda não tomaram nem a primeira nem a segunda dose, apesar de já terem o acesso por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), são os mais resistentes quanto a vacina. Destes, 66,67% apontaram que não possuem a intenção de se vacinar, enquanto 33,33%  possuem a intenção de tomar o imunizante contra a Covid-19

Nos demais grupos, o interesse pela imunização é majoritário, nos entrevistados que estão na faixa etária entre 45 a 59 anos, 86,21% têm a intenção de se vacinar e 13,79% não possuem a intenção. 

A pesquisa mostra que quanto mais jovens os entrevistados, maior é a intenção, assim, no grupo entre 35 a 44 anos, 93,48% têm a intenção de se vacinar ante 6,52% que não possuem. Já no grupo de 25 a 34 anos, 93,62% têm a intenção de se vacinar e 6,38% não. 

Pesquisa mostra que tanto entre homens quanto entre mulheres a intenção de se vacinar está acima de 90% (Foto: Rovena Rosa)

Por fim, na faixa entre 16 a 24 anos verifica-se a maior intenção em tomar o imunizante contra a Covid-19: 93,94%; neste grupo apenas 6,06% não têm a intenção de se vacinar. 

O presidente do Instituto Amostragem, Batista Teles, avalia que a pesquisa mostra que o teresinense tem apostado na ciência e não é negacionista. "Os idosos com 60 anos ou mais, que ainda não receberam nem a primeira nem a segunda dose são os mais resistentes em tomar a vacina, no mais, o teresinense mostra que não é negacionista, que valoriza, reconhece a importância do imunizante", pontuou. 

 

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES