Analista Kotscho faz leitura da ignorância do povo sobre assuntos políticos

Deve ser o mesmo contingente que ainda acredita na terra plana, que a vacina contra a Covid faz o sujeito virar jacaré e bom mesmo é tomar cloroquina

Analista Kotscho faz leitura da ignorância do povo sobre assuntos políticos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa Ipec publicada neste domingo pelo Globo revela o que a lavagem cerebral das fake news da extrema direita pode fazer com a cabeça de um povo: para 44% dos brasileiros, corremos o risco de virar um "país comunista".  As informações são do colunista do UOL, Ricardo Kotscho.

E pior: 31% concordam totalmente com a afirmação de que o comunismo está batendo à nossa porta e 13% só acreditam em parte nesta alucinação.

Deve ser o mesmo contingente que ainda acredita na terra plana, que a vacina contra a Covid faz o sujeito virar jacaré e bom mesmo é tomar cloroquina. Como bem escreveu meu colega Leonardo Sakamoto aqui no UOL, numa coluna bem didática que vale a pena ler, a imensa maioria dessa gente nem sabe o que é comunismo, palavra que saiu de moda com a queda do Muro de Berlim, há pouco mais de 33 anos, ainda muito utilizada por militares brasileiros para assustar os paisanos e garantir seus privilégios.

Analista Kotscho faz leitura da ignorância do povo sobre assuntos políticos - Imagem: Reprodução

Ainda esta semana, ao escrever sobre uma comunidade de idosos, onde vários deles se recusaram a tomar a vacina bivalente, cheguei à conclusão de que o maior mal do Brasil é a ignorância, aliada à má-fé ou falta de caráter. O resto é consequência. 

Essa praga atinge cidadãos de todas as classes sociais, faixas etárias, regiões do país e não tem a ver apenas com falta de educação ou cultura, pois quem teve acesso a boas escolas e tem título de doutor também acredita que o presidente Lula é um perigoso "comunista" a serviço de Moscou, onde o comunismo nem existe mais.

Nas últimas eleições americanas, Donald Trump também usou o mesmo expediente para xingar o democrata Joe Biden de "comunista", cuja vitória ele até hoje não reconheceu, a exemplo do que seu discípulo brasileiro fez em relação a Lula. 

"A maior parte das pessoas associa o comunismo na América Latina com as situações de Venezuela e Cuba, combinações de um regime autoritário com realidades como fome e desabastecimento. Isso esteve muito presente nas narrativas de Bolsonaro", diz a cientista política Camila Rocha do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em entrevista ao Globo.

Por isso, diz a reportagem, a pergunta "o que é comunismo?" foi a que mais cresceu em uma das categorias nas pesquisas dos brasileiros no Google em 2022. Mas parece que muitos não entenderam ou não acreditaram no que leram, a julgar pelos inacreditáveis resultados da pesquisa do Ipec, instituto que sucedeu o antigo Ibope. 

Os efeitos da lavagem cerebral que o país sofreu nos últimos anos ainda se farão sentir por muito tempo.

 Vida que segue.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES