Aneel analisa outorga para 9 parques solares no Piauí

Com 220 kw de potência instalado no total, pela empresa Sol Energia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração, vinculada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), recebeu o requerimento de outorga para nove parques solares no Piauí (denominado de Garapa do 1 ao 9), com 220 kw de potência instalado no total, pela empresa Sol Energia, no município de São João do Piauí.

O pedido foi formalizado na sexta-feira, 08 de fevereiro, com a publicação no Diário Oficial da União. No início de 2019, o Piauí mostra uma força ainda mais latente no setor de energias limpas, nisso, a Enel Green Power iniciou recentemente a construção do parque eólico Lagoa dos Ventos (PI-716 MW), nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio. Lagoa dos Ventos, que deve entrar em operação em 2021, é o maior parque eólico atualmente em construção na América do Sul e o maior parque eólico da EGP no mundo. Os investimentos para a construção da planta vão totalizar cerca de R$ 3 bilhões, o equivalente a mais de € 700 milhões à taxa de câmbio atual, em linha com o Plano Estratégico da Enel para o período 2019-2021 e financiado por recursos próprios do Grupo.

Governo do Piauí

Em tal âmbito, segundo com Antonio Cammisecra, Responsável pela Enel Green Power, o início da construção dessa eólica no Brasil é um grande marco da presença da EGP no país, que continua sendo um dos mercados mais proeminentes para a EGP. O executivo conta que Lagoa dos Ventos vai estabelecer um novo e mais elevado padrão na construção de grandes infraestruturas de energia sustentável, contribuindo ainda mais para a diversificação da matriz energética do Brasil.

O parque é composto por 230 turbinas eólicas e quando estiver em plena operação, será capaz de gerar mais de 3,3 TWh por ano, evitando a emissão de mais de 1,6 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera. Da capacidade instalada total da planta, 510 MW foram conquistados pela EGP no leilão A-6 de 2017 e estão apoiados por contratos de fornecimento de energia de 20 anos para um pool de distribuidoras que operam no mercado regulado, enquanto a produção dos 206 MW restantes será fornecida ao mercado livre para venda a clientes comerciais, alavancando a presença integrada da Enel no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES