Aneel libera a operação de 20 unidades de geração solar no PI

Totalizando cerca de 28,8 MW de capacidade instalada no município de São João do Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou na terça-feira, 14 de abril, parecer a favor da Celeo Redes do Brasil, autorizando a operação em regime comercial da central fotovoltaica Etesa 21 São João do Piauí V.

A liberação do órgão abarca 20 unidades geradoras de 1,4 MW, totalizando cerca de 28,8 MW de capacidade instalada no município de São João do Piauí, no Piauí. Vale ressaltar que há cerca de um mês deu provimento à Enel Green Power e deliberou a operação comercial de três usinas de geração solar no Piauí, no município de São Gonçalo do Gurguéia, nominadas como São Gonçalo 1, 2 e 21, e que ao todo, chegam a um total de 145,7 MW, distribuídos respectivamente em 45,7 MW, 50 MW e 50 MW. A Aneel também já havia liberado o início da operação de teste em seis usinas fotovoltaicas no Piauí.

Dentre os empreendimentos liberados está a São Gonçalo 10, com as unidades geradoras de 1 a 18, de 2.777,78 kW cada, totalizando 50.000 kW de capacidade instalada. A usina fica localizada no município de São Gonçalo do Gurguéia.

No último mês de dezembro, o Ministério de Minas e Energia deu provimento a empresa Enel Green Power e autorizou as centrais de geração solar fotovoltaica São Gonçalo 14, 15, 17, 18 e 19, localizadas no município de São Gonçalo da Gurguéia, a procederem com a operação na modalidade de produção independente de energia elétrica. Neste sentido, o documento expõe que cada UFV (Central Geradora Fotovoltaica) prospecta cerca de 43 MW de potência instalada, o que chega a 215 MW de capacidade instalada na região. Em setembro de 2019, a agência reguladora já havia emitido despacho que confirma a análise da outorga para mais cinco usinas fotovoltaicas no Piauí, denominadas de Solar I a V, com potência instalada de 30.000 MW cada, localizadas no município de Eliseu Martins.

Ambiente e energia



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES