Anistia pede libertação incondicional de prisioneiros cubanos após renúncia de Fidel Castro

Anistia pede libertação incondicional de prisioneiros cubanos após renúncia de Fidel Castro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A organiza??o humanit?ria Anistia Internacional pediu nesta ter?a-feira que o sucessor de Fidel Castro liberte "incondicionalmente" os prisioneiros pol?ticos opositores do regime cubano.

Em um comunicado emitido em rea??o ao an?ncio de que Fidel Castro n?o voltar? a assumir o cargo de presidente do pa?s, a organiza??o atacou tamb?m medidas econ?micas restritivas impostas ? ilha, como o embargo americano que vigora desde 1962.

"A nova lideran?a cubana deve aproveitar esta mudan?a para introduzir reformas h? muito tempo necess?rias para garantir a prote??o dos direitos humanos", afirmou no texto o conselheiro especial da ONG, Javier Zu?iga.

"As reformas em Cuba devem come?ar com a liberta??o incondicional de todos os prisioneiros de consci?ncia, a revis?o judicial de todas as senten?as ditadas por julgamentos ileg?timos, a aboli??o da pena de morte, e a introdu??o de medidas para assegurar o respeito ?s liberdades fundamentais e a independ?ncia do Judici?rio."

A Anistia pediu que o novo governo cubano abra o pa?s a inspe?es de ?rg?os de direitos humanos, tanto da ONU como independentes.

Entidades internacionais e multilaterais criticam Cuba pela situa??o dos presos pol?ticos no pa?s. Mas a Anistia afirmou que medidas de restri??o econ?mica, como o embargo americano, "tamb?m impingem (danos) aos direitos humanos de cubanos".

No comunicado, a ONG pede que os Estados Unidos e a comunidade internacional levantem tais medidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES