Após acordo, Congresso instala CPI

O partido já indicou o deputado Luiz Sérgio para a relatoria, mas com a indicação da senado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ap?s o acordo firmado entre PMDB e PSDB para que a oposi??o fique com a presid?ncia da CPI mista (com deputados e senadores) dos Cart?es Corporativos, o Congresso deve instalar e definir os demais integrantes da comiss?o nesta quinta-feira.

No entanto, o acordo provocou um racha na bancada do PT na C?mara. Inconformados, parte dos deputados petistas defende agora que o partido reivindique a presid?ncia da CPI, ao inv?s da relatoria como definido anteriormente.

O partido j? indicou o deputado Luiz S?rgio (PT-RJ) para a relatoria, mas com a indica??o da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) para a presid?ncia da comiss?o, alguns deputados petistas avaliam que o PT deveria impor a troca ao PSDB.

"Tem alguns deputados do PT dizendo que, diante do quadro, ? melhor invertermos a rela??o e ficarmos com a presid?ncia. Em qualquer lugar, presidente ? presidente", disse Luiz S?rgio.

O deputado afirmou, por?m, que ? favor?vel ? manuten??o do quadro atual em que o PT ficaria com a relatoria da CPI mista. Alguns deputados argumentam que o presidente da comiss?o tem autonomia para conduzir os trabalhos, al?m de receber em primeira m?o os documentos sigilosos enviados ? CPI.

Deputados petistas ainda argumentam que qualquer integrante da CPI dos Cart?es poder? apresentar um texto em separado caso n?o concordem com o relat?rio elaborado pela comiss?o motivo que seria suficiente para inverter a presid?ncia pela relatoria.

O l?der do governo na C?mara, Henrique Fontana (PT-RS), disse ser favor?vel ao acordo inicialmente previsto pelo governo. "Eu defendo que permane?a como est?. Talvez a gente consiga contornar essas insatisfa?es na bancada", avaliou.

O l?der do PT na C?mara, Maur?cio Rands (PE), disse que vai manter conversas com integrantes da bancada e interlocutores do Pal?cio do Planalto para solucionar o impasse. Rands afirmou que at? o momento em que a comiss?o for efetivamente instalada, as conversas v?o continuar.

"Temos o tempo entre a leitura do requerimento de cria??o da CPI e a instala??o da comiss?o [que ocorre com a escolha dos integrantes]. Vou ouvir a bancada, trocar id?ias com parlamentares e ministros. Se temos tempo, n?o precisamos nos precipitar", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES