Após pedido do PL, presidente do Banco do Nordeste é destituído; entenda!

O atual presidente, Romildo Rolim, foi destituído, nesta quinta-feira (30), após pressão do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho de Administração do Banco do Nordeste deliberou nesta quinta-feira (30), a nomeação de Anderson Aorivan da Cunha Possa como presidente interino e membro do Conselho de Administração da instituição. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, Anderson Possa estava à frente da Diretoria de Negócios do BNB desde 3 de agosto de 2020.

atual presidente, Romildo Rolim, foi destituído, após pressão do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Ele investiu contra a presidência de Rolim após ser cobrado pelo presidente Jair Bolsonaro sobre um contrato do BNB com uma ONG, o Inec (Instituto Nordeste Cidadania). Segundo o GLOBO, o gasto previsto em 2021 com o instituto, que avalia projetos de microcrédito, é de R$ 941 milhões.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL  | FOTO: Reprodução

Anderson fica como interino até que o Palácio do Planalto finalize o processo de análise do nome do engenheiro Ricardo Pinto Pinheiro. A indicação dele está submetida à análise de currículo. A lei determina uma série de requisitos que devem ser cumpridos para chefiar uma estatal, incluindo checagem do currículo e de eventuais pendências na Justiça.  

Na segunda-feira (27), Valdemar Costa Neto disse em um vídeo, que enviou um ofício ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), e à ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL-DF), com cópia ao presidente Jair Bolsonaro solicitando a destituição da diretoria.

Próximo nome a sair

O presidente do PL também indicou o nome do economista José Gomes da Costa para assumir a diretoria financeira e de crédito do Banco do Nordeste (BNB) no lugar de Hailton José Fortes. Esta será a segunda substituição no BNB a pedido do expoente do Centrão. José Gomes da Costa é superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia.

Instituto Nordeste Cidadania

A contratação do Inec data de gestões anteriores. Em nota, o Banco do Nordeste diz que a parceria com o Inec "existe desde o ano 2003, quando teve início o processo de expansão do programa de microcrédito produtivo e orientado urbano do Banco do Nordeste. Sua contratação está em conformidade com a legislação vigente. O Inec presta o serviço de operacionalizar os programas de microcrédito do Banco do Nordeste."

Com informaçõe de O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES