Após recusa do Ibama, navio da Petrobras tem novo destino: litoral sudeste

A decisão do órgão ambiental permanece em vigor devido a falhas no documento apresentado pela estatal

Petrobras retira seu navio do litoral do Amapá | Ilustração, jornal.usp.br
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (05), a Petrobras deu início à navegação do navio-sonda NS 42, que estava localizado em um bloco a cerca de 175 km de distância da costa do Amapá e a mais de 500 km da foz do Rio Amazonas. A  embarcação só aguardava o aval do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) para travar a prática de exploração da área em busca de combustível fóssil.

Porém, o navio foi desmobilizado em decorrência da negativa do órgão ambiental para a perfuração de um poço de petróleo na bacia da foz do Amazonas. Agora, o novo destino do NS 42 é a Bacia de Campos, localizada entre os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Leia Mais

“A sonda será mobilizada em ações pontuais, enquanto a Petrobras aguarda o posicionamento do Ibama em relação ao pedido de reconsideração feito pela companhia em 25 de maio”, informou a petroleira.

Nas últimas semanas, o Ibama rejeitou conceder autorização para a Petrobras escavar o local para a extração de petróleo. A prerrogativa foi dada uma vez que o documento técnico apresentado pela companhia apontava lacunas em relação a garantias para atendimentos à fauna em possíveis acidentes com escorrimento de óleo, além de falhas quanto à previsão de impacto ambiental proporcionado pela atividade em três terras indígenas, em Oiapoque. Além disso, essa decisão desencadeou atritos entre parlamentares da região amazônica.

O presidente da estatal, Jean Paul Prates, afirmou que a empresa está conduzindo estudos sobre a área com "máxima diligência".

"Muitos questionam por que a Petrobras estaria 'insistindo' em obter licença para perfurar ali. E alguns mal-entendidos técnicos e argumentos distorcidos merecem esclarecimento, a esta altura. A começar pelo nome 'Foz do Amazonas', que só é assim em virtude do mapa das bacias sedimentares brasileiras, e abrange uma área bem mais ampla do nosso mar territorial e plataforma continental", declarou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostra adepto ao projeto, tendo em vista sua avaliação de "achar difícil" que a atividade provoque impacto no meio ambiente.

"Se explorar esse petróleo tiver problemas para a Amazônia, certamente não será explorado. Mas eu acho difícil, porque é 530 km de distância da Amazônia. Mas eu só posso saber quando eu chegar lá [no Brasil]", observou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES