Após renunciar, Roriz diz que foi vítima de esquema

Após renunciar, Roriz diz que foi vítima de esquema

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em ato de desagravo, realizado neste s?bado, 7, em frente ? sua casa, o ex-senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) disse que renunciou ao cargo porque estava sendo v?tima de um "esquema" previamente preparado contra ele. "Eu n?o tinha outra alternativa a n?o ser a que tomei, porque j? estava tudo preparado. O esquema estava montado. Mas eu percebi e renunciei para vir ?s ruas", disse.

Apesar de ter sido divulgado com anteced?ncia, o ato n?o juntou mais do que 200 pessoas, mesmo Roriz tendo sido governador do Distrito Federal por quatro vezes. O correligion?rio Rafael Moraes, exercendo o papel de animador para estimular as pessoas presentes, atribuiu a pouca presen?a de admiradores de Roriz no local ao custo das passagens de ?nibus.

"O desemprego est? t?o grande no Pa?s, que o povo n?o tem dinheiro nem para vir aqui lhe der um abra?o", disse ele ao ex-senador em discurso durante a manifesta??o.

O ex-senador pediu a seus simpatizantes que reajam sem viol?ncia ou a agress?o a sua ren?ncia. "Eu voltei para o lado o povo onde sempre estive. Voltei para a plan?cie para ficar junto do meu povo fiel e leal. Meu cora??o est? partido, de um lado, com a trai??o; mas do outro, ao dever de lutar pelo meu povo", disse.

Antes de retornar para sua casa, a mulher de Roriz, Weslian puxou a ora??o do Pai Nosso e da Ave Maria acompanhada pelos que estavam presentes.

No dia anterior, Roriz combinou com o ex-deputado federal e seu aliado Wigberto Tartuce para que divulgasse na sua emissora de r?dio uma grava??o sua, convidando manifestantes para a porta de sua casa.

"Tenho recebido diversas manifesta?es de solidariedade em fun??o da minha ren?ncia ao Senado Federal. Agrade?o cada palavra de carinho, cada ora??o, cada gesto de solidariedade. Pe?o desculpas por n?o ter tido condi?es de atender a todos, mas neste s?bado, ?s 10 horas, estarei recebendo em minha resid?ncia os amigos e amigas que quiserem me visitar", disse Roriz na grava??o.

Al?m disso, um bilhete, assinado pelo ex-senador, preso no port?o de sua casa tamb?m prevenia a quem passasse por ali que estaria "recebendo os amigos e amigas que queiram me visitar".

Roriz decidiu renunciar ao mandato para poder driblar a abertura do processo de cassa??o por quebra de decoro parlamentar pelo Senado. A mesa diretora do Senado j? decidira que ele seria investigado pela suposta participa??o numa partilha de cerca de R$ 2,2 milh?es em recursos do Banco de Bras?lia (BRB).

Para evitar a cassa??o, que lhe suspenderia os direitos pol?ticos por cerca de 15 anos (o restante dos 7 anos e meio de mandato que ainda tinha a cumprir e mais oito de inelegibilidade como puni??o pela eventual quebra de decoro), Roriz antecipou seu movimento.

Com 70 anos, sabia que a cassa??o encerraria sua carreira pol?tica e preferiu preservar os direitos pol?ticos, abrindo a possibilidade de disputar a elei??o para o governo do Distrito Federal em 2010.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES