Aprovado Projeto que institui Semana da Arte Santeira no PI

O PL 197/2021, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT), segue para apreciação do governador Wellington Dias

Deputado Franzé Silva(PT) é autor do projeto de lei | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovouo Projeto de Lei (PL) Nº 197/2021. Foi em duas votações e ele institui, no calendário oficial de eventos do Estado, a Semana de Valorização da Arte Santeira. Ela será comemorada na semana que compreende o dia 2 de março. Trata-se da data de nascimento do Mestre Dezinho. O Projeto segue, agora, para apreciação do governador Wellington Dias.

O Projeto de Lei da Semana da Arte Santeira é de autoria do deputado estad.ual Franzé Silva (PT). Segundo o proponente, o principal é valorizar e incentivar a produção, comercialização e divulgação da arte santeira no Piauí. 

"Bem como fortalecer a identidade cultural do povo piauiense. Afinal, a arte santeira é um dos maiores símbolos do Estado do Piauí”.

A data escolhida visa a homenagear José Alves de Oliveira, o Mestre Dezinho, um dos mais importantes artesãos piauienses, reconhecido no Brasil e no exterior.

Deputado Franzé Silva(PT) é  o autor da lei - reprodução Mestre Dezinho

Dezinho nasceu em Valença do Piauí, a 2 de março de 1916. Trabalhou a maior parte da sua vida como carpinteiro e, em 1966, passou a esculpir imagens de Jesus e dos santos, o que veio a torná-lo referência na arte santeira.

Mestre Dezinho é apontado como precursor da arte santeira, atividade que envolve, atualmente, mais de 150 artesãos no Piauí. Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou que o Estado tem potencial para exportar arte santeira para outros países, sobretudo nações católicas, como a Itália, França, Espanha e a Polônia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES