Área de mineração e energias renováveis serão potencializadas no Piauí

Governador esteve reunido com a nova secretária de Mineração e Energias Renováveis, Paula Sampaio

Área de mineração e energias renováveis serão potencializadas no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles esteve reunido com a nova secretária de Desenvolvimento Regional, Mineração e Energias Renováveis, Paula Sampaio, na noite de terça-feira (14), no Palácio de Karnak. Na oportunidade, os gestores trataram sobre as ações que serão feitas pela pasta potencializar o setor.

Rafael Fonteles destacou que a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Mineração e Energias Renováveis (Sedramer) cuida de um setor muito especial, que é a energia limpa (solar e eólica), como também do potencial mineral do estado, ainda é muito pouco utilizado. “O Piauí tem um potencial enorme na área do ferro, do níquel, do calcário. Essa secretaria faz a interlocução entre o setor das energias limpas, o setor da mineração e o poder público para garantir que esses investimentos aconteçam de forma adequada, sem impacto ambiental, sem conflitos sociais”, comentou o gestor.

O governador enfatizou que a Sedramer, junto com a Investe Piauí, vai ser um catalisador para trazer mais investimentos.

Rafael Fonteles destaca as potencialidades do Piauí na área de mineração e energias renováveis - Foto: Ascom

“Temos a maior usina solar da América Latina, localizada em São Gonçalo do Gurguéia, no extremo sul do estado, e temos também o terceiro maior parque eólico do Brasil, portanto, somos referência neste setor, quanto mais agora, neste cenário atual, de valorização de energia limpa. Portanto, o nosso estado tem como se destacar, cada vez mais, no cenário internacional”, disse.

O governador ressaltou que na mineração, o Piauí tem o ferro em Paulistana, São Raimundo Nonato e Piripiri, o níquel em Capitão Gervásio Oliveira e também as minas de calcário que são importantes para o agronegócio em Antônio Almeida, Santa Filomena, Curimatá e Júlio Borges. “Portanto, temos potencial mineral muito forte que pode gerar renda e emprego para o nosso povo”, disse o governador.

Paula Sampaio reafirmou o compromisso em cumprir as metas apresentadas pelo governador e garante que o Piauí é, de fato, um grande referencial em energias renováveis. “Com muito trabalho e sempre pensando no futuro para o desenvolvimento do Piauí, vou seguir trabalhando para desenvolver o estado”, disse.

O secretário de Planejamento Washington Bonfim, que também participou da reunião, disse que as energias renováveis já transformam a realidade do Estado e a mineração, com toda certeza, vai mudar o papel do Piauí no contexto geral das comodities no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES