Arthur do Val retira candidatura ao governo de SP após áudios sexistas

Anúncio vem após um áudio do parlamentar num grupo privado viralizar; no áudio, ele fala que as refugiadas ucranianas “são fáceis porque são pobres”

Arthur do Val retira pré-candidatura ao governo de SP após áudios vazados | Reprodução/Redes sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) — conhecido pelo canal de Youtube Mamãe Falei, disse neste sábado (5) que retirou sua candidatura ao governo de São Paulo. O anúncio vem após um áudio do parlamentar num grupo privado viralizar. Nos áudios, ele fala que as refugiadas ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

“Os áudios que vazaram de uma conversa com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas. Não tenho compromisso com o erro. Por isso, entrei em contato com o presidente do Podemos, Renata Abreu, para retirar minha pré-candidatura ao governo de São Paulo. Faço isso por entender que nesse momento delicado da política nacional é necessário preservar o árduo trabalho de todos aqueles que se dedicam na construção de uma terceira via. O projeto não merece que minhas lamentáveis falas sejam utilizadas para atacá-lo”, escreveu em seu Instagram.

Arthur do Val retira pré-candidatura ao governo de SP após áudios vazados-- Foto: Reprodução/CNN

Leia Mais

Neste sábado, ao desembarcar no Brasil, voltando do país do Leste Europeu, Mamãe Falei se desculpou pelas suas falas.

— Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso. O que falei foi um errou num momento de empolgação.  Foi um áudio machista, assumo, peço desculpas a todas as mulheres — afirmou Arthur Do Val.

Ele foi para a Ucrânia no início da semana para, segundo ele, “ver o que está acontecendo ‘in loco’”, durante a invasão do país pelas forças russas, lideradas pelo presidente Vladimir Putin.

Em nota, o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo), Carlão Pignatari, chamou o conteúdo do áudio de “repugnante e inaceitável”.

As mensagens de Mamãe Falei foram tornadas públicas no fim da tarde de sexta-feira. Durante a noite, o ex-ministro Sergio Moro, pré-candidato do Podemos à Presidência, rompeu com o deputado e declarou que nunca dividirá palanque com ele. O Podemos informou ter aberto procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) também prometeu investigar a conduta do parlamentar.

Neste sábado foi a vez do MBL, movimento do qual Do Val faz parte, se posicionar. Em nota publicada pelo deputado federal Kim Kataguiri (SP), o movimento repudia o teor dos atos e pede desculpas "às pessoas, especialmente amulheres, que se indignaram sinceramente com os áudios". Diz, porém, que o ocorrido "não invalida o objetivo da viagem, que se cumpriu ao arrecardarmos mais de R$ 250 mil para os refugiados ucranianos." 

Mais cedo, o deputado havia publicado um cídeo no YouTube com o título "Pedido de Desculpas". Na gravação, ele admitiu que o áudio é real, mas negou que estivesse fazendo "turismo sexual" na Ucrânia. 

— Quero que você separe as ações das palavras. Aceito ser julgado pelo que falei, mas não aceito ser julgado pelo que não fiz — afirmou no vídeo. 

Ele disse que o áudio não tem "a ver com política" e que o grupo que recebeu o áudio é formado por amigos do futebol. Afirmou que as afirmações foram feitas no "superlativo", com expressões e exageros:

— Como muitos homens fazem, um um grupo de amigos depois do futebol faz.

O deputado também afirmou que "errou" ao dizer que o empresário Renan Santos, líder do MBL, costuma fazer turismo sexual no Leste europeu. Ele afirmou que se confundiu que a viagem de Renan Santos havia sido para a Suécia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES