Arthur Lira desabafa e diz que há insatisfação generalizada com governo

Lira não confirmou a votação da Medida Provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios para o dia de hoje.

Arthur Lira confirma insatisfação | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), expressou críticas à falta de articulação e diálogo por parte do governo federal durante uma declaração nesta quarta-feira (31). De acordo com Lira, existe uma "insatisfação generalizada" entre os deputados federais em relação ao governo, e ele não confirmou a votação da Medida Provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios para o dia de hoje.

“Não há acha que não há pedidos, não há novas ações, o que há é uma insatisfação generalizada dos deputados e, talvez, dos senadores com a falta de articulação do governo, e não de um ou outro ministro”, afirmou Lira durante em entrevista aos jornalistas.

Lira também assegurou que a Câmara não pode ser responsabilizada caso a MP não seja aprovada. Segundo o deputado, ele já havia alertado membros do governo, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a falta de pragmatismo na solução de problemas e no atendimento para que o governo pudesse se organizar, mas até o momento essas medidas não foram tomadas.

Leia Mais

“Se hoje o resultado não for de aprovação ou votação da Medida Provisória, não deverá a Câmara ser responsável pela falta de organização política do governo”, disse. O presidente da Câmara terá uma reunião com os líderes dos partidos e das bancadas para avaliar se a MP deve ser incluída na pauta de votação do dia.

"Vamos conversar com os líderes e avaliar junto a eles se a Câmara dará mais uma vez crédito ao governo. É surpreendente que sejam os partidos de oposição e os independentes que estejam votando as matérias do governo. Na minha opinião, os partidos não têm essa obrigação política. Esta não é uma questão de vida ou morte para o país, trata-se apenas da organização do governo", garantiu Lira.

A respeito da Medida Provisória dos Ministérios, a MP 1.154/2023 define a estrutura dos ministérios do governo atual, que passaram de 23 para 31. Além disso, seis órgãos foram elevados ao status de ministério, totalizando 37 ministros. A comissão mista encarregada de analisar a MP aprovou o relatório do deputado Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL), que alterou a proposta original, retirando a demarcação de terras tradicionais do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e devolvendo essa atribuição ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A MP precisa ser votada pela Câmara e pelo Senado até quinta-feira (1º) para não perder sua validade. Caso não seja aprovada, o governo voltaria a ter a estrutura deixada pela gestão anterior. Durante todo o dia, o governo se articulou para garantir a aprovação da MP. Lira informou que recebeu uma ligação do presidente Lula mais cedo para tratar do assunto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES