Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara com recorde de 464 votos

Em seu discurso, Arthur Lira defendeu a democracia e as prerrogativas e liberdade de expressão dos parlamentares

Arthur Lira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (1º) e ficará no comando da Casa pelos próximos até 2025. Ele teve 464 votos, recorde para uma votação na Câmara. 

Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara dos Deputados Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Dos 513 parlamentares, 509 votaram. Concorrentes do alagoano,  Chico Alencar (PSOL-RJ) teve 21 votos e Marcel Van Hattem (Novo-RS): 19 votos. Cinco votaram em branco. 

Em seu discurso, Lira defendeu a democracia e as prerrogativas e liberdade de expressão dos parlamentares.

“Seguiremos devotos da democracia e, para tanto, serei uma voz firme a favor das prerrogativas e liberdade de expressão de cada parlamentar”, afirmou. "O Brasil é uma democracia madura, preparada e feita por uma ampla maioria de pessoas que luta e defende a liberdade." 

"Neste Brasil, não há mais espaço para aqueles que atentam contra os poderes. Esta Casa não defenderá ou referendará nenhum ato, discurso ou manifestação que atente contra a democracia", afirmou.

"Para aqueles que depredaram, vandalizaram e envergonharam o povo brasileiro haverá, sim, o rigor da lei", acrescentou.

O presidente reeleito acrescentou ainda que "é hora de desinflamar o Brasil, distensionar as relações, e os poderes da República, pilares da nossa democracia, devem dar o exemplo".'É hora de ver cada um no seu quadrado constitucional", disse.

Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara 

Lira é um dos principais articuladores políticos do Centrão e conseguiu nesta eleição fazer alianças com partidos de posições políticas diferentes, como o PL e o PT. O bloco de apoio ao parlamentar reuniu 496 dos 513 deputados federais. A composição foi formalizada mais cedo na Secretaria-Geral da Mesa (SGM). 

Relação com Lula e Bolsonaro 

Nos dois primeiros anos de mandato como presidente da Câmara, foi aliado do então presidente Jair Bolsonaro e ajudou a articular pautas de interesse do Executivo. No ano passado, Lira chegou a fazer campanha a favor da reeleição de Bolsonaro.

Contudo, em outubro passado, Lira foi uma das primeiras autoridades da República a parabenizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória nas urnas.

Desde então se aproximou do presidente eleito. Em entrevista à GloboNews nesta terça-feira (31), Lira afirmou que tem uma relação “tranquila” com Lula e que “nunca” fez críticas pessoais ao petista.

O parlamentar tem dito que os governos têm “múltiplas faces” e que apoiava no governo Bolsonaro a “face” do governo liberal na economia, não as pautas antidemocráticas.

Em dezembro, patrocinou uma pauta essencial para o governo eleito de Lula, a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Transição, que abriu espaço no teto de gastos para que o governo eleito pagasse o Bolsa Família no valor de R$ 600, uma promessa de campanha.

Mesa Diretora

Após assumir o novo mandato para o biênio 2023-2024, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou os eleitos para os demais cargos da Mesa Diretora. 

Os cargos foram distribuídos conforme acordo entre os partidos e federações que compõem o único bloco parlamentar que apoiou a candidatura de Lira. Em seguida, a sessão do Plenário foi encerrada.        

Confira:

- 1ª Vice-Presidência: Marcos Pereira (Republicanos-SP), com 458 votos. Houve 51 votos em branco;      

 

- 1ª Secretaria: Luciano Bivar (União-PE), com 411 votos. Outros 98 votaram em branco;

- 2ª Secretaria: Maria do Rosário (PT-RS), com 371 votos. Houve 138 votos em branco;        

- 3ª Secretaria: Júlio Cesar (PSD-PI), com 467 votos. Houve 42 em branco;

- 4ª Secretaria: Lucio Mosquini (MDB-RO), com 447 votos. Outros 62 votaram em branco.        

Para a 2ª Vice-Presidência houve disputa entre dois candidatos: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) foi eleito com 385 votos.

Luciano Vieira (PL-RJ), concorrente como candidato avulso, obteve 94 votos. Houve 30 em branco.

Na suplência ficaram os deputados:        

- Gilberto Nascimento (PSC-SP), com 420 votos;

- Pompeo de Mattos (PDT-RS), com 398 votos;        

- Beto Pereira (PSDB-MS), com 389 votos; e

- André Ferreira (PL-PE), com 382 votos;        

Houve 447 votos em branco para suplentes.

Perfil

Nascido em Maceió (AL), tem 53 anos, é empresário, advogado e agropecuarista. Formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas, Lira é deputado federal desde 2011, e este ano inicia seu quarto mandato parlamentar.

Além do PP, o deputado também já foi filiado a partidos como PFL (hoje União Brasil), PSDB e PTB.

Na Câmara, já atuou como líder do PP e comandou as comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Orçamento - duas das comissões mais importantes da Casa; a primeira, por analisar a constitucionalidade dos projetos; a segunda, por definir o Orçamento da União.

Em 2021, Lira se elegeu presidente da Câmara com 302 votos, em primeiro turno. Na ocasião, tinha o apoio do então presidente Jair Bolsonaro e venceu por larga margem o segundo colocado, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo então presidente da Casa Rodrigo Maia e que recebeu 145 votos.

O deputado foi um dos responsáveis pela aproximação do governo Bolsonaro com o Centrão - antes crítico do bloco, Bolsonaro depois passou a dizer que ele mesmo era do Centrão e que não teria como governar sem esses partidos.

Arthur Lira tem cinco filhos e é filho do ex-senador e atual prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira, que passou mal durante cerimônia de posse dos deputados federais. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES