Artigo José Sarney: “Cuba sem Fidel”

Artigo José Sarney: “Cuba sem Fidel”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Jos? Sarney - Cuba sem Fidel

Fidel Castro, depois de 50 anos no comando de Cuba, anuncia que seu corpo n?o mais suporta a sua vontade, que seria de ficar no poder at? "o desenlace adverso" de que ele fala em sua carta de ren?ncia. Invocou o nosso glorificado Oscar Niemeyer para dizer que devemos perseverar at? o fim.

Sua longa perman?ncia no cargo se deve, em grande parte, aos acordos feitos por Kruschev com Kennedy. A ent?o Uni?o Sovi?tica, para retirar os foguetes com ogivas at?micas de Cuba, exigiu dos Estados Unidos a retirada de armas nucleares da Turquia e o compromisso de n?o invadir Cuba, o que era o maior objetivo e vontade do Tio Sam.

Com essa garantia, Fidel p?de tomar todas as atitudes de hostilidade que tomou contra os Estados Unidos, tentar exportar a revolu??o para o continente e tamb?m para a ?frica, onde fez desembarcar tropas cubanas para ajudar o MPLA, movimento de independ?ncia de Angola.

A Am?rica Latina pagou um alto pre?o no contexto da Guerra Fria.

Montaram-se, para enfrentar e resistir ao avan?o do comunismo, regimes militares que acabaram com institui?es democr?ticas e levaram muitos pa?ses, inclusive o Brasil, a um per?odo longo de autoritarismo. Tamb?m no rastilho dessa convuls?o ideol?gica surgiram as guerrilhas que resultaram, no Peru, no Sendero Luminoso, no Uruguai, nos Tupamaros, na Argentina, nos Montoneros, na Col?mbia, nas Farc etc., com ramifica?es que em cada pa?s tiveram uma conota??o diferente, mas sempre um chamamento aos ideais da Revolu??o Cubana, cujo marco rom?ntico foi o mart?rio de Che Guevara na Bol?via.

Na Am?rica Central, com a crise da Nicar?gua, chegou-se tamb?m ? beira de uma invas?o americana, que n?o ocorreu devido ? a??o diplom?tica do Grupo de Contadora e ? participa??o neutralizante dos presidentes da ?poca, entre os quais Alfons?n e eu.

Fidel sobreviveu at? ao desmoronamento do Muro de Berlim e ao fim do comunismo. Permaneceu como o ?ltimo baluarte ideol?gico da Guerra Fria.

Ele entrou como um mito igual a Bol?var na hist?ria das Am?ricas.

Usou m?o-de-ferro para sobreviver. Conseguiu acuar os Estados Unidos, limitando as suas a?es imperiais.

Sua ren?ncia vira uma p?gina da hist?ria. ? o fim de um ciclo, ao qual ele teve a capacidade de chegar influindo em sua pr?pria transi??o. O que vem pela frente ningu?m sabe. O que se sabe ? que seu nome, para amigos e inimigos, ? t?o forte que nem a morte apagar?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES