Assembléia discute febre aftosa no Piauí

Assembléia discute febre aftosa no Piauí

Assembléia discute febre aftosa no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A febre aftosa que prejudica a comercializa??o de 600 mil cabe?as de bovinos no Piau? desde 2003, principalmente na regi?o de Corrente, no Sul do Estado, foi objeto de discuss?o com autoridades do Par?, setores da administra??o direta e indireta do Piau?, al?m do Minist?rio da Agricultura, no Teatro da Assembl?ia Legislativa. O convite foi do deputado Jo?o M?dison (PMDB).

O presidente da Federa??o da Agricultura e Pecu?ria do Par?, Carlos Fernando Xavier fez uma exposi??o sobre a realidade naquele Estado, onde, atualmente, na metade dos munic?pios o Governo paraense acabou com a febre aftosa.

Tamb?m participaram dos debates Rubem Brito, Diretor da Ag?ncia de Defesa Agropecu?ria e Mois?is Santos, Superintendente da Diretoria do Minist?rio da Agricultura no Estado do Par?, na qualidade de covidados da Assembl?ia do Piau?, para uma demonstra??o do que foi feito l? e que pode perfeitamente ser aplicado no Piau?.

PIAU? - ?lcio Portela Martins, que representou o governador Wellington Dias na reuni?o da ALEPI, afirmou que o Piau? enfrenta dificuldades e est? proibido de comercializar a carne bovina devido ? febre aftosa. Para acabar de vez esse quadro de risco, ele assegurou que ser?o necess?rias v?rias medidas da parte do Governo Federal e Governo do Estado.

?lcio Portela disse que o risco desconhecido acontece tamb?m nos Estados do Cear?, Alagoas, Rio Grande do Norte e parte do Par?. Dados da Ag?ncia de Defesa Agropecu?ria do Piau?, o Estado possui 1 milh?o e 600 mil cabe?as de gado.

Ele confirmou que o Piau? al?m da cobertura vacinal dever? fazer teste seletivo de t?cnicos em setembro. Foram contratados 85 profissionais para trabalhar em v?rios munic?pios, mas, esse n?mero ainda n?o ser? suficiente para tirar o Piau? do risco desconhecido.

O Governo do Estado assinou conv?nio com o Governo Federal no ano passado para sele??o de novos t?cnicos que ser?o aproveitados nos 35 escrit?rios j? existentes no interior do Piau?. S?o agr?nomos, veterin?rios e pessoal de apoio. O Minist?rio da Agricultura ? respons?vel pelo funcionamento dos escrit?rios, enquanto o Governo do Estado responde pela parte de pessoal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES