Assembleia Legislativa convoca Agespisa e Eletrobras; saiba

O requerimento é um convite. Portanto precisa de confirmação dos presidentes para ser efetivada e por isso não foi anunciada data para a reunião na AL

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou ontem requerimento de autoria do deputado João de Deus (PT) que convida os presidentes da Agespisa e da Eletrobras Distribuição Piauí para que expliquem os motivos de duas explosões nos transformadores na Estação de Tratamento de Água (ETA) em Teresina que resultou na suspensão do fornecimento de água, por duas vezes, para toda a capital do Piauí.

O requerimento é um convite. Portanto precisa de confirmação dos presidentes para ser efetivada e por isso não foi anunciada data para a reunião na AL. A audiência deve acontecer na comissão de Infraestrutura.

João de Deus, que também é membro da Comissão de Acompanhamento das Medidas de Combate aos Efeitos da Seca no Piauí, anunciou ontem que será realizada uma audiência pública no município de São Raimundo Nonato com o objetivo de discutir as ações adotadas em favor da população afetada pela estiagem no Estado.

João de Deus, juntamente com a deputada Liziê Coelho (PTB), reuniu-se, ontem pela manhã, na Assembleia Legislativa, com o coordenador da Operação Caminhão Pipa do Exército, major André de Almeida Ramos, para tratar sobre o fornecimento de água para as vítimas da seca.

O major informou aos parlamentares que o Exército fornece água através de 432 caminhões pipas a mais de 123 mil pessoas em 78 municípios, sendo 75 na região do semiárido e três no norte do Estado. Ele assinalou que o investimento mensal chega a R$ 4,6 milhões por mês, com cada pessoa tendo direito a receber 20 li-tros de água.

Para o mês de novembro o Exército previu gastos e já requereu recursos da ordem de R$ 5,3 milhões pra o atendimento no semiárido.

?O número de pipeiros deverá aumentar nos próximos dias, pois esperamos colocar mais 50 caminhões para atender a população?, declarou o major André Ramos, acentuando que 70% da água fornecida às vítimas da seca são provenientes da rede de abastecimento da Agespisa, enquanto 30% são obtidas em manancias existentes nos municípios.

O Exército atende, dentre outros, os municípios de Aroazes, Anísio de Abreu, Avelino Lopes, Campo Alegre do Fidalgo, Fartura do Piauí, João Costa, Jurema, Oeiras, Paquetá, Pavussu, Pedro Laurentino, Luiz Correia, Cajueiro da Praia, Assunção do Piauí, Queimada Nova, Rio Grande do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santana do Piauí, São Brás do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí e Vera Mendes.

A audiência pública em São Raimundo deverá contar com a presença de prefeitos e representantes da Secretaria Estadual de Defesa Civil, Exército, Banco do Nordeste do Brasil e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES