Assembleia promove reunião temática para discutir suicídio no PI

A ação contará com uma palestra do psicólogo e professor Marcelo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Plenarinho da Assembleia comportará na manhã desta segunda (14) uma reunião temática para discutir o suicídio no Piauí. A ação contará com uma palestra do psicólogo e professor Marcelo Tavares, que tem importante atuação no Núcleo de Intervenção em Crise e Prevenção do problema.

O debate enseja para o diálogo aberto em torno da questão, de modo que os casos possam ser evitados, tendo em vista que nos últimos 45 anos, a taxa de suicídio cresceu 60% em escala mundial. Já no Brasil, de acordo com o mais recente Mapa da Violência, de 2014, o Piauí está em quinto lugar no ranking dos estados com o maior número de casos de suicídio.

Com esse quadro preocupante, a deputada estadual Flora Izabel (PT) ressaltou a importância da reunião temática, indicando para a contribuição da ação na conscientização.

"Propomos esse momento pois acreditamos na necessidade urgente de estimular a discussão sobre essa temática tão delicada e, assim, contribuir para conscientização e prevenção", ressalta a deputada Flora Izabel.

AÇÕES - Ao encontro da questão, cabe indicar a criação do Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio em Teresina, contando com a posse dos membros na última semana. Nisso, a iniciativa se deu por intermédio da necessidade de desenvolver estratégias de promoção de qualidade de vida, de educação, de proteção e de recuperação da saúde e de prevenção de danos.

Para isso, deve-se identificar a prevalência dos determinantes e condicionantes do suicídio e tentativas, assim como os fatores protetores e o desenvolvimento de ações intersetoriais de responsabilidade pública, sem excluir a responsabilidade de toda a sociedade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES