Assembleia vai analisar pelo menos 50 novos decretos de calamidade

Prefeitos municipais continuam enviando pedidos de calamidade pública.

Projetos aprovados | Thiago Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 50 municípios enviaram pedido de decretação de calamidade pública por conta da Covid-19. Conforme informou a Secretaria Geral da Mesa da Assembleia Legislativa, estão chegando mais pedidos, no entanto, todos serão analisados conforme a legislação e os que não estiverem de acordo com o previsto nos incisos I e II do art. 65 da Lei Complementar n.01 de 4 de maio de 2000, terão decretos negados. 

A análise dos processos inicia na próxima semana. O decreto foi lido pelo presidente Themístocles Filho (MDB) na sessão desta quinta-feira (8).

Hoje muitos municípios estão encaminhados os processos de forma equivocada, usando estado de emergência ao invés de usarem estado de calamidade. 

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) emitiu uma nota técnica com as recomendações a serem seguidas e diferenciando os decretos de Calamidade Pública e Situação de Emergência.

Análise dos pedidos de calamidade pública (Thiago Amaral) 

Situação

A calamidade é a situação anormal provocada por desastre que cause danos e prejuízos que impliquem o comprometimento da capacidade de resposta do Poder Público, atingindo a todos os setores da sociedade: comércio, setor público, privado, como é o caso da pandemia da Covid-19.

Em junho do ano passado a Assembleia aprovou os decretos de emergência de 58 cidades. A calamidade pública foi decretada por conta da dificuldade das administrações municipais de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Durante a sessão foi lido projeto de lei do deputado Marden Menezes (PSDB) que reconhece utilidade pública para a Associação Cidadão do Bem que fica em São Miguel da Baixa Grande.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES