SEÇÕES

Augusto Aras pede inquérito contra Magno Malta por ofensas a Vini Jr.

Na terça-feira (23), o parlamentar criticou a imprensa por estar “revitimizando” o atleta por Ibope e ainda cobrou associações da causa animal

Augusto Aras pede inquérito contra Magno Malta por ofensas a Vini Jr. | Reprodução/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de um inquérito contra o senador Magno Malta (PL-ES) por ofensas ao jogador de futebol Vinicius Junior. Na terça-feira (23), o parlamentar criticou a imprensa por estar "revitimizando" o atleta por Ibope e ainda cobrou associações da causa animal para que "defendam os macacos", já que o bicho estava sendo exposto.

Aras pediu à corte autorização para apurar a gravidade das declarações do senador. No domingo (21), Vinicius Junior foi alvo de racismo na partida entre Valencia e Real Madrid. Torcedores do Valencia começaram a gritar "mono" ("macaco" em espanhol) nos momentos em que o brasileiro esteve perto da lateral.

Um grupo formado por artistas, jogadores, ativistas, advogados, apresentadores e intelectuais como Camila Pitanga, Raí, Cléber Machado e Teresa Cristina também reagiu às declarações, como mostrou a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Eles vão acionar o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado pedindo a cassação do mandato de Magno Malta.

(Com informações da Folhapress - Juliana Braga)

PSol vai representar contra Magno Malta no Senado e no STF

O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) anunciou na tarde desta segunda-feira (23) que pretende tomar medidas legais contra o senador Magno Malta (PL-ES). O PSol planeja entrar com uma representação no Conselho de Ética do Senado e apresentar uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O motivo dessas ações é uma declaração feita por Malta durante uma reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, em relação aos ataques racistas sofridos pelo jogador do Real Madrid, Vinicius Júnior, no último domingo. O episódio de racismo ocorreu durante uma partida pelo campeonato espanhol.

Tópicos