Autor de vandalismo vai reparar danos causados ao patrimônio público

Objetivo de “coibir uma das formas de poluição visual e desrespeito ao patrimônio público, que tem ocorrido rotineiramente no Piauí”

Autor de vandalismo vai reparar danos causados ao patrimônio público | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sessão plenária desta segunda-feira (20), da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), foi aprovado Projeto de Lei, de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), que dispõe sobre a reparação de danos e a aplicação de multa nos casos de pichação, depredação, destruição e outros meios de danificação do patrimônio público.

A lei proposta pelo parlamentar obriga que quem “pichar, destruir, depredar ou danificar bem móvel ou imóvel integrante do patrimônio público do Estado” é obrigado a reparar integralmente o dano e a pagar multa equivalente ao dobro do dano material.Gessivaldo Isaías justificou que sua proposta tem o objetivo de “coibir uma das formas de poluição visual e desrespeito ao patrimônio público, que tem ocorrido rotineiramente no Piauí”. Para ele, é preciso diminuir a impunidade, e o caminho é responsabilizar os infratores ou seus representantes legais.

Projeto de Lei, de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos)

CARTEIRA – O deputado Franzé Silva (PT) teve aprovado Projeto de Lei que autoriza a gratuidade da obtenção da segunda via da carteira de identidade para idosos e pessoas com deficiência.

Segundo o parlamentar, o Decreto n.º 9.278/2018, que assegura validade nacional às carteiras de identidade e regula a expedição, determina gratuidade apenas à primeira emissão. Assim, Franzé Silva afirma que por a segunda via não estar coberta pela gratuidade, ela deve ser autorizada pelo legislativo estadual.

Inspeção sanitária – De autoria do parlamentar Firmino Paulo (PP) foi aprovada na Alepi Projeto que dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial nos estabelecimentos que processam produtos de origem vegetal.

O objetivo, conforme disposto no artigo 1º do Projeto de Lei, é “garantir a identidade, a qualidade e a inocuidade de produtos e subprodutos de origem vegetal, inclusive os originários da agricultura familiar e os artesanais produzidos em todo o território piauiense”. Será de competência da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) aplicar a lei e as penalidades previstas.

HOMENAGEM – O parlamentar Francisco Limma (PT) teve aprovada proposição que denomina de “Deputado Assis Carvalho” o trecho da rodovia que liga o município de Ipiranga do Piauí ao entroncamento BR-230 (Café da Rosa) no município de Oeiras.

MINISTÉRIO PÚBLICO – O governador do Estado, Wellington Dias (PT), enviou Projeto de Lei à Alepi que tem a finalidade de “harmonizar a Taxa de Fiscalização do Ministério Público”. Segunda a justificativa do Executivo, essa taxa “tem por objetivo angariar recursos para o Fundo de Modernização do Ministério Público, compondo sua receita e revertendo tais recursos em prol da sociedade piauiense, mediante o aperfeiçoamento dos serviços executados pelos órgãos ministeriais”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES