B. Sá quer a procissão de Bom Jesus dos Passos como Patrimônio Imaterial

As procissões atraem mais de 30 mil pessoas, algumas vestidas de roxa, outras carregando ex-votos.

Deputado B. Sá | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tornar a procissão de Bom Jesus dos Passos em Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Piauí é Projeto de Lei do deputado estadual B. Sá (PP). O evento é realizado em Oeiras e faz parte do calendário religioso do município e atrai turistas de todo o Piauí. O Projeto de Lei foi lido no Plenário da Assembleia Legislativa e segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Segundo o deputado, os eventos religiosos começam antes da Semana Santa, com a Procissão da Fugida, na quinta-feira. No dia seguinte, às 4 da tarde, em uma via sacra em estilo português, a imagem de Bom Jesus dos Passos segue em procissão. 

As procissões atraem mais de 30 mil pessoas, algumas vestidas de roxa, outras carregando ex-votos, que saem em oração a percorrer os becos e ruas estreitas e bem conservadas da antiga cidade colonial de Oeiras”, relata.

Deputado B. Sá deseja tornar a procissão como patrimônio cultural imaterial 

O deputado B. Sá lembra que Oeiras é cheia de símbolos do catolicismo, onde os valores culturais estão ligados à presença da Igreja Católica na região. A paisagem urbana é marcada por igrejas seculares e ícones da fé do povo, como é o caso da imagem de Nossa Senhora da Vitória, no alto do Morro do Leme, e da Cruz de Pedra, fincada no mirante da cidade.

Dentre as manifestações religiosas a Semana Santa é a mais concorrida, com milhares de romeiros em oração, vindo de todos os municípios, de outros estados e até do exterior, lotam os becos e ruas históricas de Oeiras. Os ritos são marcados por símbolos, sentidos e significados, como a cor roxa das vestes da imagem de Bom Jesus dos Passos e de Nossa Senhora da Vitória, além dos próprios romeiros pagadores de promessas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES