Bancada do Piauí pede CPI para investigar manchas

No Piauí, cerca de 10 praias já foram atingidas, a situação é preocupante

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinco deputados federais piauienses assinaram o requerimento do parlamentar pernambucano João Campos (PSB), para a criação  de Comissão Parlamentar de Inquérito com a finalidade de investigar as origens das manchas de óleo que se espalham pelo litoral do Nordeste, bem como avaliar as medidas que estão sendo tomadas pelos órgãos competentes, apurar responsabilidades pelo vazamento e propor ações que mitiguem ou cessem os atuais danos e a ocorrência de novos acidentes.

Os parlamentares do Piauí que assinaram ao pedido foram: Margarete Coelho e Iracema Portella, do Progressistas; Assis Carvalho (PT), Marina Santos (Solidariedade), e Flávio Nogueira, do PDT. Desde setembro, a contaminação já atingiu 78 municípios de nove estados e ainda não teve a origem identificada.

No Piauí, cerca de 10 praias já foram atingidas. Em audiência na Câmara Federal nesta semana, o governo federal informou que investiga o caso desde 2 de setembro. Mais de 900 toneladas de óleo já foram recolhidas do mar e 5 mil militares do Exército devem reforçar as ações de limpeza nas praias nordestinas. A Marinha trabalha com quatro principais linhas de investigação: acidente na transferência de óleo entre navios, naufrágio, derramamento acidental e derramamento intencional. Ambientalistas temem que o óleo atinja o Parque Nacional de Abrolhos, conhecido por abrigar a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul.

Efrém Ribeiro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES