Bandeirão do Brasil usada em Teresina foi para posse a pedido de Janja

Essa bandeira é a mesma usada em Teresina, quando o até então candidato a presidência da República veio para a capital do Piauí em um ato de campanha em agosto.

Bandeirão | Adriano Machado/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No meio de uma grande multidão que estava em Brasília para acompanhar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva um fato chamou atenção: uma grande bandeira do Brasil se destacou entre os militantes petistas presentes. 

Essa bandeira é a mesma usada em Teresina, quando o até então candidato a presidência da República veio para a capital do Piauí em um ato de campanha em agosto. 

Segundo o colunista do UOL, Carlos Madeiro, a bandeira tem 50 metros de comprimento e 15 metros de largura e foi uma ideia do advogado Marcelo Nolleto, um dos coordenadores da campanha do novo governador do Piauí, Rafael Fonteles.

A bandeira do Brasil foi feita para acompanhar uma outra bandeira que possui o mesmo tamanho, só que do Piauí, durante visita de Lula no Estado. “Eu e Rafael somos amigos de infância e quando estávamos na 8ª série fizemos uma bandeira gigante para os jogos escolares. É tradição lá até hoje, foi sucesso", conta.

No dia 3 de agosto, veio a "inauguração" da bandeira nacional: Lula esteve em Teresina e reuniu uma multidão estimada em mais de 40 mil pessoas. O então candidato a presidente não sabia da bandeira do Brasil, foi uma surpresa. "Eu falei apenas ao Ricardo Stuckert [fotógrafo do presidente] que ia abrir um bandeirão, para que ele ficasse atento para tirar a foto", diz Marcelo. Quando abriram, o Lula não sabia. Quando ele viu, ficou encantado ao vê-la 'viva', caminhando de mão em mão. Já no hotel, a Janja chegou e disse: 'quero levar essa bandeira com a gente”, disse Marcelo.

Foto: Raíssa Morais/Portal Meio Norte

O pedido da primeira-dama, conforme Marcelo, foi feito a Rafael Fonteles. A partir dali, a bandeira começou a circular em outros grandes atos da campanha. "Ela não quis esperar nem que a gente lavasse a bandeira, disse que queria levar do jeito que estava. Depois a vimos em Belo Horizonte, em São Paulo...", diz.

Marcelo não sabia que a bandeira seria usada ontem. "Eu estava com minha família almoçando e vendo a posse, e tinha acabado de sair uma postagem de um dos filhos do Bolsonaro reclamando que não tinha nenhuma bandeira do Brasil lá...De repente aparece a bandeira." Foi emocionante ver aquilo. Não foi um orgulho pessoal, foi como se a gente do Piauí tivesse dado a contribuição simbólica de dizer que a bandeira está na mão do povo.".

Foto: Adriano Machado/Reuters

As informações são do UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES