Barack Obama confirma saída de tropas do Iraque no fim de 2011

De setembro de 2010 até o fim de 2011, uma missão americana “menor e limitada”, com entre 35 mil e 50 mil homens

Obama discursa em Camp Lejeu | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira (27) em discurso na Carolina do Norte que a atual missão de combate das tropas norte-americanas no Iraque vai ser encerrada até 31 de agosto de 2010 e que a retirada definitiva das tropas deve ocorrer até o fim de 2011.

De setembro de 2010 até o fim de 2011, uma missão americana "menor e limitada", com entre 35 mil e 50 mil homens, deve continuar naquele país, para treinar e equipar as forças iraquianas de segurança, proteger os projetos de reconstrução civil e conduzir "operações limitadas de contraterrorismo".

"O Iraque ainda não é um lugar seguro", admitiu Obama ao fazer o anúncio. Segundo ele, "dias difíceis" estão pela frente.

Obama também anunciou a nomeação do veterano diplomata Christopher Hill como novo embaixador americano no Iraque .

Os anúncios foram feitos e detalhados durante visita do presidente a Camp Lejeune, uma base da Marinha no estado da Carolina do Norte.

Existem atualmente cerca de 142 mil soldados americanos no Iraque. O conflito - onde mais de 4.250 militares morreram - dividiu profundamente a opinião pública americana e atingiu duramente a reputação dos Estados Unidos no cenário internacional.

Telefonema

Obama telefonou para o premiê do Iraque, Nuri al-Maliki, durante seu voo rumo à Carolina do Norte, para "brifá-lo" sobre os planos, segundo Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca. Obama também ligou para o ex-presidente George W. Bush, por "cortesia", de acordo com Gibbs.

Obama, um opositor declarado da invasão americana a esse país em 2003, cumpre assim com sua promessa de campanha de retirar as tropas de maneira coordenada.

Ele deixou claro, desde durante a campanha, que sua prioridade militar seria o Afeganistão e ordenou na semana passada o envio de mais 17 mil soldados ao país, que hoje tem 38 mil soldados americanos.

Irã e Síria

No mesmo pronunciamento, Obama disse que os EUA começarão uma aproximação "sustentada e guiada por princípios" com todos os países do Oriente Médio, incluindo Irã e Síria.

"Não podemos enfrentar os desafios regionais de maneira isolada, precisamos de uma estratégia mais sensata, mais sustentada e exaustiva", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES