Barack Obama vence o Prêmio Nobel da Paz de 2009

Dois presidentes concorriam ao prêmio Nobel da Paz esse ano

Obama vence Premio Nobel da Paz | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, venceu o Nobel da Paz no ano de 2009. O anúncio oficial da Fundação Nobel foi feito na manhã desta sexta-feira.

A Fundação Nobel anunciou que o prêmio se deve pelos seus "esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre as pessoas". Obama é o terceiro presidente norte-americano em exercício a ganhar o prêmio. Os dois anteriores foram Theodore Roosevelt, em 1906, e Woodrow Wilson, em 1919, segundo a Associated Press.

Dois presidentes concorriam ao prêmio Nobel da Paz esse ano, Barack Obama e o presidente da França Nicolas Sarkozy. O número de concorrentes em 2009 superou o recorde anterior, registrado em 2005, quando 199 pessoas e instituições disputaram o prêmio.

Entregue pela primeira vez em 1901, o Prêmio Nobel da Paz foi idealizado pelo sueco Alfred Nobel, químico inventor da dinamite. Ele morreu em 1896, deixando a maior parte de sua fortuna dedicada à premiação de grandes feitos em diversas áreas do conhecimento.

Para isso, elaborou um testamento que estipulava que as suas fábricas deveriam ser vendidas e as receitas investidas em um fundo. Todos os anos parte desse fundo deveria ser distribuído "entre aqueles que, durante o ano anterior, tenham dotado a humanidade de maiores benefícios".

Os prêmios - 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,4 milhão), uma medalha de ouro e um diploma - são custeados pelos rendimentos oriundos do legado de Nobel. O valor em dinheiro, no entanto, não foi tão substancioso desde o início da premiação. Na primeira edição, o valor correspondia a cerca da metade do que é hoje. O idealizador do prêmio via a entrega de dinheiro como uma maneira de ajudar os vencedores a darem continuidade a seus projetos com independência.

Veja na íntegra o comunicado do Comitê do Nobel da Paz:

Obama foi um presidente que criou um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral ganhou novamente uma posição central, com ênfase no papel das Nações Unidas e de outras instituições internacionais. O diálogo e as negociações são priorizados como instrumentos para resolver inclusive os mais difíceis conflitos mundiais.

A visão de um mundo livre das armas nucleares têm estimulado muito o desarmamento e as negociações sobre o controle de armas. Graças à iniciativa de Obama, os Estados Unidos estão tendo um papel mais construtivo nos encontros dos desafios da mudança climática que o mundo está enfrentando. A democracia e os direitos humanos estão sendo fortalecidos.

Raramente temos uma pessoa como Obama para capturar as atenções do mundo e dar às pessoas esperança de um futuro melhor. A sua diplomacia é fundada no conceito que deve ser seguido pelos que lideram o mundo, baseado em valores e atitudes que são compartilhados pela maioria da população mundial.

Em 108 anos, o Comitê Norueguês do Nobel estimulou justamente as mesmas políticas internacionais e atitudes propostas por Obama, agora o principal porta-voz do mundo. O comitê endossa o apelo de Obama, que diz ser "agora o tempo para que todos nós façamos a nossa parte para uma resposta global para os desafios globais".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES