Barbosa nega pedido de Dirceu para ter acesso a votos do mensalão

Ex-ministro pediu para ver votos antes da publicação de acórdão. Presidente do STF negou ainda pedido para aumentar prazo de recursos.

Joaquim Barbosa argumentou que defesa de DIrceu teve acesso às sessões públicas do julgamento do mensalão | Fellipe Sampaio/SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal negou pedido do ex-ministro da Casa Civil José Dirceupara ter acesso aos votos escritos dos ministros sobre o julgamento do processo do mensalão. A defesa de Dirceu havia pedido no fim de fevereiro para analisar a íntegra dos votos antes que fosse publicado o acórdão (documento que resume as decisões do julgamento).

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, argumentou que Dirceu poderia assistir às sessões do julgamento, que foram públicas e transmitidas pela TV Justiça.

"Os votos proferidos quando do julgamento da ação penal 470 foram amplamente divulgados, e, inclusive, transmitidos pela TV Justiça. Além disso, todos os interessados no conteúdo da sessão pública do julgamento, em especial o s réus e seus advogados, puderam assisti-la pessoalmente no plenário desta corte", disse Barbosa.

O ministro frisou também que nem todos os magistrados do STF entregaram os votos revisados do julgamento. Ainda faltam quatro ministros para entregrar o voto.

Joaquim Barbosa negou ainda outro pedido do sócio de Marcos Valério, Ramon Hollerbach. Ele queria que o prazo para apresentação de recursos após a publicação do acórdão passasse de 5 para 30 dias, em razão do número de réus do processo.

Barbosa destacou que as decisões que serão expostas no documento, embora ainda não publicadas, já são de conhecimento de todos os advogados. "Noutras palavras, as partes que eventualmente pretendam opor embargos de declaração já poderiam tê-los preparado (ou iniciado a sua preparação) desde o final do ano passado, quando o julgamento se encerrou."

As decisões de Joaquim Barbosa foram tomadas no dia 20 de março e divulgadas pela assessoria do tribunal apenas nesta terça-feira (26).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES