Bate-boca em Brasília dificulta votação do Orçamento

DEM quer paralisar trabalhos como protesto pela votação da TV Pública

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma discuss?o entre senadores do governo e oposi??o na madrugada desta quarta-feira (12) mant?m o clima tenso antes da vota??o do Or?amento, marcada para esta tarde.

Uma manobra feita na madrugada pelo governo para permitir a aprova??o da Medida Provis?ria que criou a TV P?blica revoltou a oposi??o. Parlamentares protestaram contra a atitude do l?der do governo, Romero Juc? (PMDB-RR), de dar parecer contr?rio a uma MP para permitir a vota??o da TV.

O l?der do DEM no Senado, Jos? Agripino (RN), anunciou que seu partido defender? que a oposi??o fa?a obstru??o para tentar impedir a vota??o do Or?amento nesta quarta-feira (12), como estava previsto por acordo. A posi??o foi tirada em uma reuni?o de bancada da legenda.

?O presidente tem toda raz?o de pedir ? sua base que aprove seus projetos e o Congresso tem toda raz?o de fazer obstru??o. ? muito prov?vel que o governo n?o conte conosco e que n?s tenhamos uma atitude muito dura no combate a proposi?es que est?o no Or?amento e que n?o deviam estar l?, por raz?es que o Brasil todo conhece?, disse o presidente do PSDB, S?rgio Guerra.

?N?o adianta ficar protelando porque j? estamos em meados de mar?o e j? come?a a ter problemas, alguns gargalos j? dificultando investimentos no pa?s e acho que n?o se deve mais adiar esse assunto, tem que ser votado hoje?, defendeu o senador Valdir Raupp, l?der do PMDB.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse que se houver qu?rum, o Or?amento ser? votado nesta quarta. ?Se tivermos 271 deputados no plen?rio e 41 senadores, a vota??o vai ser realizada. Pe?o a colabora??o tanto da oposi??o quanto do governo. Est? na hora dos ?nimos serenarem."

Garibaldi criticou a discuss?o entre parlamentares ?s v?speras da vota??o. "O que se viu ontem ? noite, muita gente viu com preocupa??o, at? com tristeza. Muita gente deve ter dito uma coisa que estou aqui para impedir que se diga: ?Esse parlamento n?o tem jeito??, disse.

Obstru??o

Os l?deres da oposi??o se re?nem nessa tarde para tomar uma oposi??o. A tend?ncia ? mesmo de obstru??o. Ap?s a vota??o da TV P?blica na madrugada, o l?der do PSDB no Senado, Arthur Virg?lio (AM), tamb?m havia acenado nesse caminho.

?Eles trataram com desd?m o Senado e isso s? pode ser respondido de uma maneira: com a obstru??o ? vota??o da pe?a or?ament?ria. Essa ? a ?nica maneira de dar uma resposta ? tentativa de humilha??o que o Congresso sofreu?, afirmou Agripino.

Na tarde desta ter?a-feira (11) havia sido fechado um acordo para permitir a vota??o do Or?amento. Pelo acordo, seria eliminado do texto o anexo de metas e prioridades.

O anexo foi inclu?do pela Comiss?o Mista de Or?amento (CMO) na Lei de Diretrizes Or?ament?rias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA), mas n?o constou da proposta de Or?amento enviada pelo Executivo. Mesmo assim, a comiss?o usou essa rubrica para destinar R$ 534 milh?es para emendas de bancada e individuais.

Pelo acordo, esse recurso seria redistribu?do entre os estados levando em conta o Fundo de Participa??o dos Estados (FPE), o valor das emendas nos ?ltimos tr?s anos e a popula??o dos estados.

Al?m disso, houve um acordo para aumentar o Or?amento da agricultura em R$ 450 milh?es e uma promessa de direcionar eventuais recursos de excesso de arrecada??o para a Lei Kandir, que compensa os estados por incentivos ? exporta??o.

Mesmo com a prov?vel obstru??o da oposi??o a tend?ncia ? de manuten??o desse acordo de m?rito. Para vencer a disputa e conseguir votar o Or?amento, o governo precisar? contar com 41 senadores e 257 deputados para a vota??o dos diversos requerimentos que devem ser apresentados pela oposi??o na tentativa de derrubar a sess?o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES