Biden tem chance de ganhar de lavada de Trump, diz colunista

Se o republicano surpreender e perder por margem apertada, poderá haver alguma turbulência.

Biden tem chance de ganhar de lavada de Trump, diz colunista | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O democrata Joe Biden deverá ganhar a eleição presidencial americana. E há chance de uma vitória de lavada sobre o presidente Donald Trump. É o que diz o colunista da UOL, Kennedy Alencar. 

Nesse cenário, diminuiria muito a possibilidade de Trump tentar invalidar votos pelo correio a fim de ganhar a eleição no tapetão. Se o republicano surpreender e perder por margem apertada, poderá haver alguma turbulência.

Mas a vantagem que Biden tem nas pesquisas a 8 dias das eleições de 3 de novembro dá ao democrata muito mais confiança na vitória do que numa improvável virada de Trump.

Biden tem chance real de ganhar de lavada de Trump

Nesta mesma fase da eleição há quatro anos, a vantagem de Hillary Clinton sobre Trump era menor: 4 pontos percentuais. A média das pesquisas dava 46% para a democrata e 42% para Trump.

Ela venceu no voto popular, mas as vitórias surpreendentes do republicano em alguns estados decisivos no Colégio Eleitoral decidiram a parada no Colégio Eleitoral, que tem 538 delegados. Trump teve 306 votos contra 232 na eleição indireta.

A situação em 2020 é diferente de 2016. O democrata tem entre 9 e 10 pontos de dianteira no voto nacional nas diferentes médias das pesquisas feitas por veículos de comunicação e sites especializados na cobertura desses levantamentos.

E naqueles estados considerados decisivos no Colégio Eleitoral nos quais Trump venceu Hillary por margem apertada e levou todos os delegados?

Em três deles, Biden lidera com folgas que vão de 6 a 8 pontos percentuais de dianteira. Na média calculada pela rede de TV CNN, Biden tem diante de 8 pontos percentuais no Michigan, com 16 delegados no Colégio Eleitoral. Possui 7 pontos percentuais no Wisconsin (10 delegados). E tem 6 pontos percentuais na Pensilvânia (20 delegados).

O democrata também se revelado competitivo num grupo de estados que deveria ser mamão doce para Trump: Flórida, Iowa, Carolina do Norte, Geórgia, Arizona e até o Texas.

A imprensa americana trata com cuidado as previsões sobre o resultado porque quebrou a cara em 2016. Mas só um milagre manterá Trump na Casa Branca. Há uma série de fatores que permitem tratar a eleição de Biden como provável.

O voto feminino está majoritariamente com o democrata. Os eleitores negros também. Biden perde por margem menor no segmento de homens brancos sem diploma universitário. O Partido Democrata está unido desta vez e mobilizou a sua base para ir às urnas. Isso é fundamental num país no qual o voto é facultativo. Tem uma pandemia no meio do caminho. Eleitores mais velhos que rejeitaram Hillary, sobretudo moderados brancos, veem a covid-19 se agravar no país. E há certa exaustão com esse estilo agressivo, incompetente, irresponsável e divisionista de Trump.

A chance de Biden ganhar de lavada é real e faria um bem danado aos EUA e ao planeta devido ao seu caráter civilizatório.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES