Bolivianos bloqueiam fronteira com Brasil para exigir projeto de mineração

Essa cobrança abriria a possibilidade de uma possível rescisão do acordo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As autoridades e a população do município boliviano de Puerto Suárez bloquearam neste sábado a estrada fronteiriça com o Brasil para pressionar o Governo de Evo Morales a tomar decisões para o avanço de um projeto de mineração, confirmou a imprensa local.

A mobilização aconteceu porque a Empresa Siderúrgica Mutún (ESM), estatal boliviana, ainda não tomou uma decisão sobre como resolver um conflito com a mineradora indiana Jindal, que tem um contrato assinado desde 2007 para explorar o ferro da jazida de Mutún, situado cerca de Puerto Suárez.

Por um lado, a empresa estatal anunciou que o Estado está pronto para iniciar a exploração da metade da jazida de ferro, uma área que o Governo reservou para um projeto próprio, paralelo à concessão outorgada à Jindal por 40 anos para explorar a outra metade.

Por outro lado, a empresa indiana tem seu cronograma de investimentos atrasado. Por isso, o Governo advertiu que cobrará dela uma garantia de US$ 18 milhões, que em um período de oito anos deve somar US$ 2,1 bilhões.

Embora o Governo boliviano não acredite que o contrato com a empresa indiana esteja em risco, essa cobrança abriria a possibilidade de uma possível rescisão do acordo, o que complicaria o projeto de exploração de Mutún.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES