Exclusivo Bolsonaristas e petistas se unem em PEC que amplia poder de repasse direto

A proposta inclui a possibilidade da transferência direta de emendas de bancada a estados, ao Distrito Federal e a municípios.

Deputados começarão a discutir nova PEC | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma proposta de emenda à Constituição (PEC), apresentada na última semana, que conta com o apoio de 171 deputados federais, incluindo tanto bolsonaristas quanto petistas, tem como objetivo ampliar o poder de transferência direta de recursos federais pelos parlamentares a estados, ao Distrito Federal e a municípios. A proposta visa modificar o Artigo 166-A da Constituição Federal, permitindo a alocação de recursos por meio de emendas individuais e de bancadas ao projeto de lei orçamentária anual.

O texto proposto tem como base a Emenda Constitucional (EC) 105/2019, que já autorizava a transferência direta de recursos de emendas parlamentares individuais ao orçamento. A nova PEC pretende alterar essa emenda, possibilitando uma maior flexibilidade nas transferências, incluindo também as de bancadas.

Leia Mais

Segundo a proposta, os repasses poderão ser feitos sem a necessidade de convênios, sendo divididos em duas modalidades: transferência especial, quando o parlamentar encaminha recursos para o governo ou prefeitura sem uma destinação específica, e transferência com finalidade definida, quando os recursos são destinados a um uso específico.

A fiscalização dessas transferências diretas será realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelos órgãos de controle interno e tribunais de contas dos respectivos entes.

A iniciativa recebeu apoio tanto de parlamentares bolsonaristas quanto de petistas, demonstrando uma rara convergência entre os dois grupos políticos que frequentemente se encontram em lados opostos do espectro político. A proposta busca descentralizar a governança das políticas públicas do Estado, permitindo aos legisladores maior participação na repartição e aplicação direta dos recursos executivos.

A PEC agora seguirá para análise e votação nas comissões pertinentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Caso seja aprovada, a proposta poderá trazer mudanças significativas na forma como os recursos são destinados e aplicados em estados, no Distrito Federal e nos municípios, impactando diretamente a gestão das políticas públicas e a relação entre parlamentares e governos locais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES